A força dos blogs: A questão é o tempo

A PETROBRAS, a maior empresa do Brasil, resolveu colocar na Internet um blog – FATOS E DADOS – com o objetivo, segundo consta no mesmo de :

Neste blog, apresentaremos fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos.

Adotou como linha divulgar tudo o que lhe é perguntado e tudo que respondeu aos veículos de comunicação. Além de outros dados e fatos relativos à empresa.

A reação da grande imprensa – O GLOBO, A FOLHA DE SÃO PAULO e O ESTADO DE SÃO PAULO –

 foi contundente, inclusive com nota da Associação Nacional dos Jornais. Entendem que essa é uma postura equivocada e que viola a liberdade que a imprensa deve ter para formular as suas matérias.

Analisando friamente e a distancia, sem fazer por enquanto qualquer juízo de valor sobre as questões levantadas pela imprensa, entendo que das duas, uma: ou a reação foi desproporcional, porque um blog não pode ter todo esse poder de emparedar os três grandes jornais, ou os grandes jornais estão reconhecendo a perda de poder do jornal impresso para a mídia on line por uma razão simples: o tempo.

Enquanto o jornal impresso só vai sair no outro dia, o blog dá a sua versão em tempo real. Essa é uma vantagem da Internet. As vantagens dos jornais são todas as outras, mas o tempo, em comunicação, é a favor dos sites, dos blogs e dos portais. E às vezes é fatal.

A questão é que hoje, por conta da razão tempo, a comunicação através da Internet ganha espaço.

Hoje, os principais blogs do país receberam textos dos principais jornalistas dos grandes jornais condenando o Blog da Petrobrás.

2 thoughts on “A força dos blogs: A questão é o tempo

  1. Isso é pra tu Aprendes a Administrar!!!

    Amazonino atende alunos nas meias passagens e efetiva 1.777 agentes de saúde

    Pelo feito, como bem colocado por um dos líderes do Movimento Estudantil, nestes termos:

    “… Fomos atendidos, na íntegra, em todas as nossas reivindicações. Foi um debate amplo e democrático com a Prefeitura…”

    Sr. Prefeito,

    Ficam aqui nossas congratulações pelo equilíbrio, zelo e prestreza no trato das reivindicações dos Estudantes. Com certeza, V. Exa., como bem já o conhecemos, tem o dom do bom trato à Coisa Pública!!!

    Mais detalhes pelo link:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=80910409&tid=5345363129635285750&start=1

  2. Falei anteriormente que a Petrobrás é uma caixa preta sem controle de gastos.
    Como prova maior do desperdício de dinheiro é o elevado preço que pagamos para a monopolizadora da gasolina, diesel, álcool e gás.
    Enquanto abasteço meu carro nos postos de outra bandeira a R$ 2,49, o menor preço praticado pela BR em pouquíssimos postos que vi hoje foi de R$ 2,55.
    Como se justifica isso? Como pode o produtor vender mais caro que o atravessador?
    Com a palavra a Caixa Preta…

Comments are closed.