20 ANOS – Luiza Erundina afirma que é necessário um novo ajuste federativo

erundinaA ex-prefeita de São Paulo e fundadora da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Luiza Erundina, afirmou, durante o lançamento da revista 20 anos da entidade, que o poder no Brasil está muito concentrado na União. Segundo ex-prefeita, é preciso rever o pacto federativo brasileiro. “Existe um fosso entre União, estados e municípios. Os municípios, como o pacto está, fica abandonado e é no município que o cidadão vive. Não é no Estado nem na União”.

Durante o evento, Luiz Erundina recebeu a medalha Célio de Castro, conferida pessoas comprometidas com o municipalismo brasileiro. “É uma honra homenagear uma pessoa tão queria e que deu início a esta obra maravilhosa que é a FNP” afirmou o atual presidente da entidade, João Coser.

Luiza Erundina elogiou a Frente Nacional de Prefeitos e afirmou que “Entidades municipalistas têm muitas, mas formadas por prefeitos só a FNP”.

One thought on “20 ANOS – Luiza Erundina afirma que é necessário um novo ajuste federativo

  1. Sem dúvida alguma o municipalismo é uma nova organização de divisão dos recursos que hoje estão nas mãos do presidente e dos governadores. Os prefeitos vivem de pires nas mãos mendigando em ministérios e tendo que aceitar tratos que em muitos casos só convém a União ou aos governantes estaduais.
    Tudo foi feito para os governadores terem os municípios como currais eleitorais e os estados como fazendas do presidente.
    Defendo também que o Poder Legislativo tenha mais agilidade e que não coma nas mãos do Executivo. Os tribunais de contas são compostos por conselheiros indicados pelo governador e pelo presidente. Como alguém vai julgar com independência as contas do Eduardo ou do Lula se está pelas mãos ou do governador ou do presidente?

Comments are closed.