Fabinho Lucena

Fábio Pereira de Lucena Bittencourt Filho, que completaria 42 anos em 28 de agosto, faleceu quinta-feira passada, no Hospital Beneficente Portuguesa de São Paulo. Era filho do altivo, polêmico e querido senador Fábio Lucena. Sofreu um calvário. Operou 23 vezes o intestino, vítima da chamada doença de Crohn.

Dos seis filhos de Fábio Lucena(os outros são Alessandra, Michelle, Tatiana, Fabíola e Antonio), Fabinho era, sem dúvida, o mais parecido com o pai. Herdou a ironia e o inconformismo que tanto caracterizaram o falecido senador. Sua esposa, Maru, procuradora de Justiça, lhe fez belíssima homenagem ao final dos funerais, sexta-feira. Sua mãe, Socorrita, esgotou toda a cota de sofrimentos, após o fim trágico de seu brilhante e irrequieto marido, em 14 de junho de 1987, e agora o do filho.

Fabinho era um homem apaixonado. Homenageou o poeta que mais admirava, Vinícius de Moraes, no nome do único filho, hoje com quatro anos. Foi enterrado ao som de Renato Russo, levando no caixão as bandeiras do bumbá Garantido e do Flamengo.

Senti, na hora do enterro, um misto de revolta e saudade, com dificuldade para acreditar que Fabinho estava ali. O natural, no ser humano, são as perdas para cima ou, no máximo, para o lado, na cadeia genealógica. Perdas para baixo, como a dele, são dolorosas demais. Olhei ao redor e vi muitos de seus amigos.

Sem ligar para o momento de campanha política, ao ver o padrinho de batismo, o senador Evandro Carreira, emocionado, me emocionei ainda mais com ele.

Tinha por Fábio Lucena Filho um carinho paternal. Embora o visse pouco, ele sempre me tinha por perto em momentos cruciais. Tentei, com a família, levá-lo para São Paulo, mas insistiu em permanecer em Manaus nos primeiros momentos, que sinto terem sido decisivos.

Recordo-me que, quando estava em meu primeiro mandato de deputado federal, acossado meses pelo assédio moral de um gerente do Banco do Brasil, onde trabalhava, Fabinho resistiu até onde pode até que, finalmente, os dois foram às vias de fato. O banco resolveu demiti-lo.

Fui até o presidente. Agi como pai e cidadão, indignado, procurando evitar a injustiça, lembrando que ninguém agride ninguém sozinho e o fato de não haver qualquer punição prevista para o outro. Falei da vida trágica do rapaz, de sua honestidade e boa formação. Pedi a permanência dele no cargo. Enfrentei a inflexibilidade daquele homem. Fui duro. E Fabinho não só não foi demitido, como veio a se tornar, dando razão à minha intercessão, funcionário exemplar do BB.

Sei que o presidente do poderoso banco, cujo nome prefiro ignorar, ficou surpreso com minha atitude. Defendi apenas um funcionário honesto, que merecia essa defesa. Não pedi nada para empreiteiro algum ou busquei qualquer tipo de negociação que me beneficiasse. Acho que isso fez a diferença.

Vem-me à mente a perda de Fábio Lucena, às vezes aliado, às vezes adversário, sempre extremado e brilhante. Fabinho, você foi um filho que a vida me deu e o destino me tirou.

6 thoughts on “Fabinho Lucena

  1. Belo artigo, Arthur, com uma justa homenagem ao Fábio Lucena, cuja luta contra a ditadura não podemos esquecer. Seu artigo mostra que você é nosso senador, não é por acaso.
    abs.
    bessa

  2. Arthur é um grande político com vocação parlamentar. Um dos poucos no Amazonas que tem demonstrado verdadeira lealdade e solidariedade à enlutada família do inesquecível senador Fábio Lucena. Por isso tem meu voto.

  3. Bom dia!!
    Senador Arthur,
    Conheci Fabinho qdo ainda criança,era amigo do meu filho,lembro de suas peripércias,e de como seu pai o admirava.Muito bonita sua homenagem,pois Fabinho era filho do imortal Senador,político honesto e corajoso,e que jamais deveria ter sido esquecido!!Sua honestidade faz muita falta nesse caldeirão de imundices q aí está diante de todos nós!!

    Descanse em paz Fabinho!!

    O nosso voto é seu,Grande Senador Arthur!!

  4. Caríssimo Arthur, agradeço-lhe pelo carinho e amizade sempre demonstrados ao meu querido Fabinho. Fique certo que meu marido nutria-lhe grande admiração e respeito, tendo sempre contado com a sua lealdade nos momentos mais difíceis. Conte sempre com a minha gratidão e a de minha família. Maru

  5. Fabio,me demonstrates q a vida esta feita de lutas,me demonstrastes tudo o q tinha q saber do meu pai. obrigada por ser e me demonstrar q irmao significa muito mais que um nome.Que DEUS te abençoe!!!Te amo.tua irma Fabiola Lucena.

  6. Fabinho é um grande amigo meu que conheci pela internet. Infelizmente fiquei sabendo de sua partida. Lamento muito. O conheci pessoalmente no Hospital Beneficiencia já em São Paulo. Me despertou muito pela sua garra e positividade…Com muita tristeza deixo aqui minhas condolencias a familia. Fabinho descance em paz

Comments are closed.