Serafim Corrêa visita Igarapé do 40 e ouve reivindicação para despoluir a área

A pedido do jornalista Phelippe Daou,  presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, o deputado Serafim Corrêa (PSB) visitou o Igarapé do 40 na manhã desta quinta-feira (26), juntamente com o deputado Luiz Castro (REDE), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A reivindicação é para que sejam tomadas providências urgentes no sentido de evitar o acúmulo de mato e lixo às margens do Igarapé, que além de poluir a área, também entope os bueiros  e prejudica o sistema de esgoto.

Para Serafim Corrêa, é necessária, além da manutenção da obra, a conscientização da população para evitar a poluição das águas.  “A obra do Igarapé do 40 é muito boa e precisa de manutenção. É preciso fazer a limpeza e começar um processo  de educação ambiental para evitar que a população dessa área continue jogando lixo. Essa é uma operação complexa, mas que deve ser iniciada. Todos os deputados estarão empenhados nessa direção”, disse Serafim.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente, uma ação junto ao Ministério Público Federal (MPF), que pede o saneamento do igarapé, já tramita na justiça. “Nós pretendemos dar sequência a uma ação, que já tramita, em conjunto com o MPF, em que cobramos ao Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e ao governo do Estado o saneamento dos igarapés. Não basta retirar as casas e as palafitas das margens, é necessário também  desenvolver um sistema de coleta de lixo e a reeducação ambiental para que as águas voltem  a ser limpas”, disse Castro.

“Esperamos 26 anos para essa obra ser realizada. É a mais nova do Prosamim. Quando a gente olha essa mata subindo, não dá para acreditar que a obra tenha menos de um ano, mas não podemos perder a esperança”, disse Phellipe Daou.

 

Texto: Assessoria do Deputado