DESCANSA EM PAZ, ZÉ MARIA.

            Registro com profundo pesar o falecimento do professor José Maria Pinto, economista e professor da UFAM.

Conheci o Zé Maria, como todos nós carinhosamente o chamávamos, em 1967 quando entrei na Faculdade de Ciências Econômicas e ele era professor de Estatística. Daí nasceu uma amizade muito grande, extensiva às nossas famílias.

Ele foi um entusiasta daqueles primeiros tempos da refundação da Universidade. Foi ele quem me apresentou ao seu primo Umberto Calderaro Filho e que me levou a ser colaborador durante anos de A CRÍTICA.

Era um entusiasmado pelas coisas da Amazônia, em especial pela UFAM. Foi ele que, ao lado do Fred Arruda e tantos outros, fundou o Projeto Jaraqui que agora volta à Praça da Polícia.

Tínhamos uma amizade fraterna. Todos os sábados nos encontrávamos na Confraria do Reston. Em 2002, ele sofreu um AVC e teve a saúde debilitada. Lutou dez anos e ontem, sexta-feira, descansou. Há dois anos perdeu sua esposa e companheira de muitos anos, a Tereca, incansável e dedicada integralmente à sua luta.

O meu abraço de solidariedade, e de toda a nossa família, à Nirvana, sua filha, ao Luis Antonio, seu filho, ao Amadeu Pinto, seu irmão  e à todos os demais familiares. Perdemos um amigo e, eu em particular, perdi um irmão mais velho.

Descansa em paz, Zé Maria.