TJAM faz processo seletivo para cargo em comissão utilizando Skype

Do site do TJAM:

Seis aprovados no concurso do TJAM foram convidados a participar da seleção, dentre os quais moradores de outros estados, e passaram por entrevista por meio do software.


A Divisão de Gestão de Pessoas e o Gabinete da Desembargadora Carla Reis, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizaram um processo seletivo para preenchimento do cargo em comissão de assistente jurídico (PJ-DAI) utilizando o Skype, software que permitiu a realização de videoconferência pela internet com os candidatos.

Segundo a desembargadora, a seleção foi feita com seis pessoas aprovadas com a melhor nota no concurso público do TJAM para o cargo de Analista Judiciário I – especialidade em Direito, que foram contatados para a seleção. O processo iniciou com o envio de um questionário para verificar se tinham interesse em participar da seleção e a resposta foi positiva. Depois eles fizeram a elaboração de dois votos (um cível e outro criminal) e passaram pela análise do currículo; em seguida, veio a entrevista.

Como havia candidatos que moram em outros Estados (Ceará, Minas Gerais, Pará e Piauí), a ideia de usar o software facilitou a realização das entrevistas, na última quinta-feira (07), com duração de cerca de meia hora com cada um. Apenas um dos candidatos que reside em Manaus veio pessoalmente e as entrevistas foram acompanhadas pela psicóloga Heliane Quara, da Divisão de Gestão de Pessoas, para avaliação do comportamento, explicando que foi feita a análise de diversos aspectos: conhecimento, habilidade e atitudes dos entrevistados.

“A experiência foi exitosa e o escolhido foi o candidato do Piauí, mas todos eram muito bons e houve grande dificuldade para escolher. O selecionado fará uma experiência de três meses no gabinete, como propusemos anteriormente aos candidatos, pois, como nós sabemos que eles não seriam prejudicados, porque em tese serão nomeados (para o cargo efetivo), ficamos confortáveis com relação a isto, e também para privilegiar a meritocracia”, disse a desembargadora Carla Reis. A nomeação do assistente jurídico será solicitada após sua chegada a Manaus.

Ainda de acordo com a desembargadora Carla, a seleção usando o Skype foi a primeira no Tribunal. Seu uso poderá ser adotado em outros processos seletivos, segundo a psicóloga da Divisão de Gestão de Pessoas, mas depende da autorização e instalação do software pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM.