Seja bem vindo, Ministro Fernando Pimentel.

Pela primeira vez, dois anos e oito meses depois de haver assumido o MDIC e sete meses antes de deixar o cargo para ser candidato à Governador de Minas Gerais, o Ministro Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, vem a Manaus para ficar algumas horas e pela primeira vez presidir uma reunião do CAS – Conselho de Administração da SUFRAMA.

Lamentável que seja assim. Aqui está o segundo mais importante polo industrial do país que gerou, “apenas”, NOVE BILHÕES DE REAIS em tributos federais em 2012 (isto aqui não é um paraíso fiscal, é um paraíso do fisco, no dizer do saudoso Samuel Benchimol).

Todos esperamos que ele traga boas notícias, a começar pela solução do modelo de gestão do CBA, novela que se arrasta há onze anos sem solução,desde o início do primeiro Governo Lula, passando pela prorrogação dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental que vencem em 31.12.2013 e estabelecendo, daqui para frente, uma outra relação entre o MDIC e Manaus, já que ele revelou nesse período o mais absoluto desprezo pela região.

Seria bom que aqui ficasse pelo menos uma semana, tomasse banho de igarapé, comesse um jaraqui frito, visitasse várias empresas do polo, conhecesse a cidade, mas vai ficar apenas algumas horas vindo e voltando no mesmo dia num daqueles jatinhos da FAB que servem para levar o Renan para casamento na Bahia e o Henrique Alves para assistir o jogo do Brasil com a namorada e amigos no Rio de Janeiro.

De qualquer forma, seja bem vindo, Ministro.