Remédios gratuitos

Por Marcelo Serafim:

Em nosso país muitos brasileiros gastam boa parte da renda na compra de remédios, a maior reclamação em relação ao preço é feita pelos idosos que tem muitos problemas de saúde. Na semana passada, o governo federal confirmou  aumento de até 5,68% nos medicamentos. Alguns beneficiários do INSS, por exemplo, tem ainda a sorte de conseguir a maior parte dos remédios na rede básica de saúde da Capital e com as farmácias do Estado, entretanto há pouca divulgação.

Nesta semana, apresentei uma Indicação à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus para realização de campanha de divulgação acerca dos remédios disponibilizados gratuitamente pelo  Município. Entendo que este é um direito do cidadão, assegurado na  nossa Constituição Federal de 1988. Na CF em seu art. 196, neste trecho consta que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso  universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Neste contexto cabe ao Município distribuir de forma gratuita medicamentos essenciais à saúde que podem ser adquiridos nas farmácias gratuitas. Portanto, se faz necessária à divulgação, via rádio, jornal e televisão, do programa de remédios gratuitos, com a lista de todos os medicamentos disponibilizados, a fim de levar ao conhecimento da sociedade, esse benefício implementado pelo Município. Após os trâmites legais na Casa Legislativa acredito que esta minha Indicação seja enviada ao Prefeito Arthur Neto, para a intensificação da divulgação dos medicamentos gratuitos.