Inicialmente, republico notícia da última sexta-feira, do UOL, em Joinvile, por Vinicius Castro, abaixo:
MP blinda PM de Joinville, e Vasco x Atlético-PR terá segurança particular
Enquanto o Vasco reforça o esquema de segurança para ter tranquilidade em sua estadia na cidade de Joinville, local da partida contra o Atlético-PR, domingo, às 17h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Brasileiro, uma ação protocolada pelo Ministério Público de Santa Catarina preocupa autoridades locais para que o duelo entre os clubes seja realizado sem problemas no fim de semana.
Segundo Fernando Krelling, presidente da Felej (Fundação Municipal de Esportes Lazer e Eventos de Joinville), responsável pela administração da Arena Joinville, a segurança de uma das partidas mais importantes da temporada será feita por cerca de 100 funcionários particulares. A mudança acontece por conta de uma ação do Ministério Público para que a Polícia Militar faça apenas o patrulhamento externo dos eventos no estado.
“A ação do MP é contra a Felej, prefeitura, Joinville Esporte Clube e Polícia Militar. É algo recente, mas que impede a PM de atuar na parte interna do estádio. Eles vão patrulhar as imediações e garantir a segurança da arbitragem. O restante será feito pelos seguranças particulares contratados junto ao Atlético-PR, que alugou o espaço para mandar a partida”, explicou Kreeling ao UOL Esporte.
A situação preocupa as autoridades por conta da possibilidade de violência entre as torcidas e revolta por possíveis resultados finais. O duelo de domingo pode determinar o rebaixamento do Vasco, assim como a ausência do Atlético-PR na Copa Libertadores de 2014.
“É um jogo de risco nesses padrões. Temos a partida mais importante dos dois clubes no ano. Sabemos que o pós-jogo é bastante preocupante. Mas a Polícia Militar assegurou que tem carta branca para interferir também na parte interna caso tenha necessidade”, encerrou Kreeling.
O Atlético-PR alugou a Arena Joinville por R$ 25.200 ao perder o mando de campo na competição nacional. O estádio costuma ser utilizado pelo Joinville. Sua manutenção custa em torno de R$ 50 mil mensais para a prefeitura da cidade.
Agora vejam o resultado da maluquice do Ministério Público de Santa Catarina:
Torcedores sofrem traumatismo craniano, mas não correm risco de morrer
Vinicius Castro
Do UOL, em Joinville (SC)
Quatro torcedores estão internados com traumatismo craniano após a briga generalizada entre torcidas na Arena Joinville, em Santa Catarina. Nenhum deles corre risco de morrer. As informações foram confirmadas pelo Hospital Municipal São José. Os feridos foram levados para o local e um dos jovens já foi liberado. A pancadaria interrompeu por mais de uma hora a partida deste domingo entre Atlético-PR e Vasco, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Os internados são os atleticanos Estavam Viana, 24 anos, e William Batista, 19, e os vascaínos Gabriel Ferreira Vitael, 20, e Diego Cordeiro da Costa Ferreira, 29. “Eles estão estáveis, mas que inspira mais cuidado é o William. Ele sofreu um corte no crânio e um trauma mais severo. Os demais estão com muitas escoriações na face, corpo e crânio. Mas nenhum com risco de morte”, afirmou o chefe de enfermagem do Hospital Municipal São José, Robson Duarte.
A torcida paranaense partiu para a minoria vascaína, que foi para o enfrentamento. Os jogadores tentaram intervir, mas sem sucesso e a pancadaria aumentou de proporção com a torcida do time cruzmaltino encurralada contra a grade. Alguns torcedores ficaram caídos desacordados. Após a confusão nas arquibancadas, o jogo foi interrompido e um helicóptero da Polícia Militar pousou no gramado para auxiliar o atendimento.
O clima em Joinville era tenso antes mesmo do apito inicial. A partida na cidade catarinense já preocupava as autoridades por conta da possibilidade de violência entre as torcidas e revolta por possíveis resultados finais. O duelo deste domingo pode determinar o rebaixamento do Vasco, assim como a ausência do Atlético-PR na Copa Libertadores de 2014.
Comentário meu: É urgente que seja afastado e internado em um manicômio o Procurador Geral do MP de Santa Catarina. Só um louco pronto e acabado age como ele agiu. E se não cuidarem ele vai propor que na Copa do Mundo não haja policiamento dentro dos estádios.
Que maluco!