Promovido pelo TRE-AM, TJAM e ESMAM, o evento será realizado na próxima quarta-feira (24)
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, irá proferir uma palestra na próxima quarta-feira (24), a partir das 16 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas. Sob o tema “Eleições e cidadania”, a palestra é aberta ao público em geral, com 100 vagas disponíveis.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmam (clique aqui para acessá-lo), até o dia 23 de julho. Aos participantes, será concedida certificação de quatro horas de atividades complementares.
O evento será realizado no auditório Ataliba David Antônio, na sede do TJAM (Av. André Araújo, S/N, Aleixo).
Medalha
Durante o evento, o TRE-AM fará a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral do Amazonas à ministra Carmén Lúcia. Instituída por meio da Resolução TRE/AM Nº 009/2010, a comenda é concedida a personalidades ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral.
Para o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, presidente do TRE-AM e diretor da ESMAM, a ministra é a principal responsável pelo andamento das eleições de 2012. “Ela foi a grande responsável pela eleição tranquila que aconteceu em todo o Brasil no ano passado, pois ela trabalhou se reunindo com os desembargadores e todos os diretores dos tribunais do país”, enfatizou.
Currículo
Cármen Lúcia Antunes Rocha é mineira de Montes Claros. É graduada em Direito (PUC-MG), especialista em Direito de Empresa (Fundação Dom Cabral), mestre em Direito Constitucional (UFMG) e doutora em Direito de Estado (USP).
Em sua carreira profissional, atuou como advogada, procuradora do Estado e professora universitária na PUC de Minas Gerais, por mais de 20 anos. A magistrada chegou ao Supremo Tribunal Federal em junho de 2006, como quarta integrante da suprema corte indicada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2007, Cármen Lúcia assumiu o cargo de ministra substituta do TSE; em 2008 foi diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE; em novembro de 2009, tornou-se ministra titular do TSE; e, em abril de 2012, assumiu a presidência do TSE, sendo a primeira mulher a chegar no mais alto cargo em 67 anos de história da Corte Superior Eleitoral.
Cármen Lúcia Antunes Rocha tem fluência em outros cinco idiomas (inglês, francês, italiano, alemão e espanhol), é autora de diversos artigos científicos em publicações especializadas, sete obras, além de ter coordenado outras quatro publicações sobre Direito.