De OGLOBO.COM:
O amazonense Milton Hatoum está confirmado como o substituto do poeta egípcio-palestino Tamim Al-Barghouti na mesa “Literatura e revolução”, que acontece neste domingo, às 15h. A conversa de Al-Barghouti com o tradutor Mamede Mustafa Jarouche era uma das mais aguardadas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A mudança foi anunciada depois que Al-Barghouti não conseguiu chegar ao Brasil. Ele teve seu passaporte roubado no aeroporto em Londres, onde pegaria o seu voo de conexão. O símbolo da primavera árabe era um dos convidados mais aguardados desta edição da Flip.
A mesa “Literatura e revolução” terá mediação do jornalista Arthur Dapieve, e o tema são os protestos no mundo árabe e a influência sobre a criação literária. Quem não ficar satisfeito com a mudança, poderá pegar o dinheiro de volta nas bilheterias do evento, em Paraty, ou então pelos telefones do Ingresso Fácil (4003-2051).
A vinda do poeta se tornou uma incógnita no início da semana, com a derrubada do presidente egípcio Muhamad Mursi, um ano após assumir o cargo, já que não se sabia se Al-Barghouti conseguiria deixar o país. No entanto, na sexta-feira pela manhã, chegou a informação de que ele tinha conseguido embarcar para Inglaterra. Al-Barghouti deveria chegar em Paraty na madrugada deste sábado, a tempo de participar da mesa “Literatura e revolução”.