A luta e o esforço dos moradores do Distrito de Pedras, interior de Barreirinha (331 quilômetros a leste de Manaus) para ter o sinal da operadora VIVO, foi destacado pelo deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), relator geral da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que esteve nesta quinta-feira, no município, juntamente com o Jordana Sanford, representante da VIVO, e o vereador Joãozinho (PSB). Também participaram da visita, Lindomar Passos e Amiel Araújo, presidente e vice da Comunidade de Pedras.
A operadora rebaixou o sinal na localidade, após a CPI ter intermediado a questão. “O que tem que ser ressaltado é a luta e o esforço da comunidade para rebaixar o sinal em Pedra, sendo que nós da CPI fomos apenas os intermediários. Que esse fato sirva de exemplo para outras situações semelhantes”, disse Ramos, completando que no relatório final da CPI estará a recomendação de que em todos os locais onde as operadoras tenham antena o sinal deverá ser baixado.
A Vivo tem uma antena na comunidade, que atendia Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Terra Santa. Porém, o sinal de telefonia não atendia o lugar. Sem resposta aos inúmeros pedidos, os moradores tomaram a medida radical de ocupar o terreno onde funciona a torre. Além de terem impedido os técnicos de fazerem reparos.
A CPI, por intermédio de Ramos, atuou para resolver o problema. Na opinião do parlamentar, esse episódio demonstra a força e a credibilidade do trabalho sério desenvolvido pela CPI e também reforça que com a conclusão dos trabalhos haverá outras conquistas importantes para população. “Quando fazemos um trabalho com seriedade e segurança, como é o caso da CPI, com certeza os frutos positivos aparecem”,finalizou.