Por Marcelo Serafim:
Em nosso país celebramos na próxima semana uma data muito especial, o Natal. Em relação ao aspecto histórico, foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Em quase todos os países do mundo é uma verdadeira festa, as pessoas montam árvores de Natal para decorar as casas e outros ambientes, as avenidas ficam lindamente ornamentadas e em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
A troca dos presentes e a participação da ceia natalina com a família e os amigos, também simbolizam um ato de carinho, afeto e amor, porém é importante lembrar o real motivo de tanta comemoração, o nascimento de Jesus Cristo. No antigo testamento está escrito: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz“ (Isaías 9:6).Esta é uma semana para reflexão, afinal, o exemplo de amor ao próximo, respeito, sacrifício, cuidado e tantas outras atitudes altruístas foram lições deixadas por Jesus. Sim, este é o momento para analisarmos se estamos no caminho do bem, no caminho da dignidade e principalmente da humildade. Devemos agradecer por um 2013 de lutas e conquistas, por nossa família, pais e amigos, mas devemos lembrar dos menos favorecidos.
De quem não tem o que comer, de quem não tem moradia e daqueles que estão perdidos, a margem da nossa sociedade. Não podemos esquecer das mães que perderam, momentaneamente, seus preciosos filhos para o mundo das drogas, da prostituição, da marginalidade e que as lágrimas derramadas por essas mães e pais sofridos possam ser colhidas por Deus e transformadas no milagre da vida. Neste Natal, peço a Jesus o nosso “Maravilhoso Conselheiro”, nosso exemplo perfeito e mestre impecável que nos mostre como viver, afinal é em Jesus que “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”, e “nele habita toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:3, 9)
Feliz Natal!