Laboratório recebe equipamentos para exames de colo de útero que irão ajudar no combate ao câncer

Laboratório recebe equipamentos para exames de colo de útero que irão ajudar no combate ao câncer

O laboratório municipal de especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, localizado na zona centro-sul, recebeu no dia 25 de fevereiro, aparelhos de microscopia com tecnologia avançada com qualidade superior, melhorando assim a eficiência nos resultados. Os recursos para aquisição vieram através de emenda do deputado Serafim Corrêa (PSB).

Apesar dos aparelhos atuais terem um bom desempenho, todos tem mais de 10 anos de uso, o que no futuro poderia comprometer os resultados.

Aparelhos antigos substituídos – Foto: Marcelo Araújo

A unidade é referência em exames preventivos do câncer de colo de útero, possui o setor de Citopatologia e Microbiologia, Controle de qualidade da tuberculose, além da Unidade de Monitoramento Interno de Qualidade (UMIQ) e um Polo de Educação Continuada.

Trabalham no laboratório cerca de 60 profissionais entre bioquímicos citologistas, bioquímicos microbiologistas, técnicos, auxiliares, administrativos e digitadores.

Parte da equipe de profissionais do laboratório – Foto: Marcelo Araújo

Os 12 aparelhos de microscópio adquiridos (modelo Eclipse E100) que são da marca Nikon e o aparelho de projeção Microscópio Trinocular Global Optics, foram adquiridos com o valor total de R$250 mil.

Microscópio Nikon modelo Eclipse E100 – Foto: Marcelo Araújo

Manaus hoje tem a maior demanda no laboratório, no entanto, o atendimento é também para algumas policlínicas do estado. São eles: Comte Telles, Castelo Branco, Codajás, Gilberto Mestrinho e João dos Santos Braga.

A emenda foi solicitada pela primeira vez em 2016 e só agora foi liberada para execução pelo governo do estado.

A servidora Ivanete de Lima Sampaio, farmacêutica bioquímica citologista, que trabalha no Setor Interno de Qualidade (UMIQ) onde ocorrem as revisões de análises e o monitoramento interno, explica o que muda com os novos aparelhos: “Os aparelhos que trabalhamos tem mais de 10 anos e com um microscópio novo, vamos melhorar as imagens, o manuseio e ter uma maior clareza na qualidade da célula que estamos vendo. Em resumo, hoje, com os novos aparelhos, estamos trabalhando com tecnologia de ponta e vamos ampliar em eficiência e resultados”, disse a servidora que trabalha desde 2006 no laboratório.

Ivanete de Lima Sampaio, farmacêutica bioquímica citologista – Foto: Marcelo Araújo
Ivanete de Lima Sampaio, explicando sobre o novo aparelho microscópio

O deputado Serafim Corrêa (PSB) afirma que vem trabalhando para melhorar a vida das pessoas e que procura, nas emendas, priorizar a saúde dos amazonenses. “O laboratório professor Sebastião Marinho foi criado quando eu era prefeito de Manaus e ele presta um relevante serviço para toda rede pública de saúde do estado do Amazonas (rede municipal e rede estadual). Agora, enquanto deputado, tenho sempre viabilizado emendas que permitem equipar cada vez mais o laboratório de tal forma que ele possa continuar servindo muito bem a população de Manaus e do Amazonas. As fotos mostram que os novos microscópios vão permitir um trabalho mais aprofundado da análise dos exames feitos a partir da rede pública. Portanto, é um momento de alegria e do sentimento de dever cumprido para com a saúde do Amazonas.”

Educação e pesquisa

No local, também é realizada aulas de Educação Continuada, onde os profissionais citologistas discutem os casos do laboratório, melhorando assim, a qualidade na realização de exames através de novas descobertas.
Para isso, foi também adquirido pela emenda do deputado, um aparelho especial que projeta em telão, imagens de análises em tempo real, fazendo com que todos possam acompanhar tudo simultaneamente. Antes, a equipe tinha que olhar pelas lentes de um microscópio, um a um, a lâmina de amostra, o que não é muito prático pois existem movimentos das células na análise, levando a falta de precisão da pesquisa.

Microscópio com projeção – Trinocular Global Optics – Foto: Marcelo Araújo

 

Confira a galeria com fotos do laboratório: