Judiciário prestigia a posse da desembargadora Socorro Guedes no cargo de presidente do TRE/AM

A cerimônia de posse teve início às 10h30 desta sexta-feira (09), no auditório do Ministério Público do Amazonas, na Ponta Negra.


A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura tomou posse nesta sexta-feira (09) no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), com o fim da gestão do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes. Ela conduzirá as próximas eleições no Estado, onde o cidadão elegerá presidente da República, senador, governador e deputados estaduais e federais.

O desembargador João Mauro Bessa assumiu o cargo de vice-presidente e de corregedor geral do TRE amazonense. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o governador do Estado, José Melo; o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho; Francisco das Chagas Santiago Cruz, procurador geral de Justiça do Amazonas; dentre outras autoridades, além de juízes, políticos, membros do Ministério Público, servidores do Judiciário e operadores do Direito.

Moutinho declarou que a posse da desembargadora Socorro Guedes representa um momento muito especial na história do TRE/AM. “A desembargadora é uma notável magistrada e adquiriu muita experiência na Corregedoria e na Vice-Presidência do TRE, e, agora, a frente da Corte Eleitoral, com certeza, fará um grande trabalho. Eu, como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desejo sucesso a nova gestão, da qual também faz parte do desembargador Mauro Bessa, e uma excelente administração”, afirmou o presidente do TJAM.

EMOÇÃO

A desembargadora Socorro Guedes fez um discurso emocionado e lembrou do pai, já falecido, que teria completado 80 anos no dia de ontem, 08 de maio. Ela ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987 e exerceu a titularidade das Promotorias de Justiça dos municípios de Anori, Codajás e Manacapuru. Após 17 anos dedicados ao MPE foi nomeada para o cargo de desembargadora do TJAM pelo Quinto Constitucional, em 17 de dezembro de 2004.

No seu discurso, também declarou que era o momento de reafirmar o seu compromisso com a população. “Tenham a certeza que não medirei esforços para que o processo eleitoral de 2014 transcorra na mais absoluta lisura e transparência. E que o voto popular seja respeitado. Esse é o nosso maior desafio”, disse.

O desembargador Mauro Bessa, no seu discurso, enfatizou que “é preciso esclarecer a opinião pública para que a população compreenda o papel da Justiça Eleitoral na busca pela consolidação do regime democrático, afastando os desvios de conduta e de improbidade tão indesejáveis”. O magistrado foi aprovado no concurso público para juiz de Direito, assumindo o cargo em 1983, iniciando sua carreira na magistratura na Comarca de Boca do Acre, interior do Amazonas. Bessa foi nomeado desembargador no dia 16 de julho de 2009 e hoje preside a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas.