Subscrita pelo vereador Elias Emanuel (PSB), a sessão especial para debater o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre o tráfico de humanos no país, gerou muitas discussões entre os pares nesta manhã, 1º de abril, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Com a presença do arcebispo de Manaus, D. Sérgio Castriani, Elias afirmou que a iniciativa da Igreja Católica – de abordar temas da sociedade em campanhas anuais da fraternidade – sempre é o momento de discutir os problemas sociais do país. “A Igreja, nos últimos 50 anos, tem tido a coragem de encabeçar esse debate”, frisa Elias.
Este ano, o tema da campanha da fraternidade é sobre o tráfico de humanos, prática criminosa que tem crescido vertiginosamente no Brasil, nas grandes cidades e mesmo em areas de fronteiras descobertas do poder público. “O Brasil tem 15 mil quilômetros de fronteira e 11 mil quilômetros estão aqui, na Amazônia. A gente percebe muito bem que as nossas meninas saem daqui rumo a Venezuela e de lá para os Estados Unidos ou Europa e acaba ficando um desconhecimento total do paradeiro delas”, disse o vereador.
Elias afirmou que lhe chamou a atenção, no discurso de D. Sérgio, que existe uma realidade dura sobre a existência do tráfico humano e que a sociedade brasileira é complacente com esse ilícito. “Isso mostra que as políticas públicas adotadas ainda estão falhando. O fato de ainda termos que apelar para o sistema de bolsas para famílias é um atestado de incompetência do poder público diante de um capitalismo voraz. Mas, a Igreja se posiciona e tem um compromisso voltado para aquela ação, em que tem que traduzir o Reino de Deus aqui e agora”, discursou o parlamentar.
Elias completou que a Igreja Católica foi muito feliz com este tema da campanha 2014 e que o papel da sociedade é acabar com essa prática selvagem e cruel, não somente denunciando.