Sei que ainda é preciso avançar mais neste setor em nossa Manaus e a Semsa, na medida do possível, tem dado sua significativa contribuição, através dos serviços executados nas Unidades Básicas de Saúde e em outros setores. Lembro que uma das ações que repercutiu bem, em nossa cidade, foi a ampliação do horário de atendimento aos pacientes em cada UBS.Gostaria de relatar aqui um pouco da história da Semsa. O órgão de primeiro escalão da Administração Municipal foi criado através da lei n°1240, de 20 de novembro de 1975, motivado pelo crescimento populacional e para ajudar a amenizar os problemas no setor da saúde. No início havia a Divisão de Saúde Pública com atividades específicas, entre elas, a Fiscalização Sanitária e a Direção de Socorro de Urgência.
Com a amplitude das ações desta Secretaria foi estabelecida, através do decreto n° 1686 de 17 de dezembro de 1979, nova estrutura organizacional que permitia flexibilidade nas suas ações. Passou, então, a ter três divisões: de Saúde Pública, de Vigilância Sanitária e a Divisão Médico Hospitalar extinguindo a de Socorro de Urgência.
Na década de 1970, destacou se o trabalho de Combate a Raiva no Estado, com a realização de vacinação humana e canina. Neste mesmo período, a fiscalização sanitária desenvolveu campanhas com finalidades educativas e preventivas, desde então, até os dias atuais, a Semsa desenvolve ações relevantes. Meus parabéns aos mais de 11 mil servidores desta Secretaria e ao Dr. Evandro Melo. Deixo aqui minha singela homenagem pelos 38 anos da Semsa a ser comemorado, no dia 20 deste mês. Até quinta!