Feliz Natal

Por Marcelo Ramos:

Sábado, ao final de uma entrevista que, com muita sabedoria intercalava perguntas pessoais e políticas, a entrevistadora fez a seguinte pergunta: que legado você gostaria de deixar para os seus filhos? Respondi sem tempo pra pensar: um exemplo de vida digna!

É só isso, ou tudo isso, que quero deixa para os meus filhos. Pode ser “só isso” para os que pensam movidos por valores materiais e que sonham entregar aos seus filhos dinheiro, patrimônio e poder. Pode ser “tudo isso” para os que alimentam sua alma com amor ao próximo, ética e lealdade.

É com a inquietação da resposta que dei que preparo o meu coração e a minha alma para o Natal. A inquietação da responsabilidade de ser “exemplo de vida digna” para nossos filhos e para todos que amamos.

No Natal, mais que comprar presentes, preparar a festa ou a ceia, precisamos preparar o espírito para esse momento de renovação da nossa fé em Cristo e da nossa esperança na vida. É hora de, sem abandonar o simbolismo da festa e da reunião em família, tirar um tempo para refletir sobre os valores imateriais da vida.

A caridade e a preocupação com os mais pobres deve ser uma conduta permanente no dia-dia de cada um. Não vale passar o ano fazendo o mal, não vale ganhar dinheiro com a corrupção que gera fome, miséria, violência e falta de oportunidades para às vésperas do Natal ir distribuir brinquedo ou cesta básica para aliviar a consciência.

O amor aos filhos, pais e amigos não é pra ser transformado em material, mas potencializado em perdão e tolerância. As vezes, fazemos tanto sacrifício para dar um presente caro, quando o outro esperava apenas um abraço, uma palavra ou um gesto de compaixão.

A mudança em Cristo deve ser uma nova conduta que vem da alma e que orienta todas as ações da vida e não uma atitude pontual e isolada a cada final de ano. Essa mudança não é fácil, eu sei. Mas são as dificuldades que preparam as pessoas comuns para destinos extraordinários (C.S. Lewis).

Que o nascimento de Cristo possa tocar os nossos corações para que sejamos homens e mulheres melhores. Feliz Natal.