Voltava de Iranduba quando avistei uma belíssima escola estadual. Comentei entusiasmado com um amigo que me acompanhava. Uma escola nova, grande, com quadra coberta e até uma piscina semi-olímpica. Realmente uma bela obra.
Foram poucos segundos para que o entusiasmo fosse transformado em frustração.
Lembrei que aquela era exatamente a escola que, segundo matérias de jornais, fora inaugurada com pompa pelo Governador, mas estava sem professor de matemática, português, física e química.
Uma escola sem professor é como um corpo sem alma e sem coração. O professor é a escola.
Professores são capazes de ensinar mesmo em ambientes precários. Há professores sem escolas, ensinando em salas improvisadas e até ao ar livre. Mas, por aqui, conseguiram a proeza de inaugurar uma escola sem professor.
O Governo da escola sem professor é o mesmo que negou ganhos reais e pagamento imediato de vale alimentação aos professores em votação na Assembleia na última quinta, sob o argumento de que não tinha orçamento.
É a política educacional do belo prédio sem professor que coloca a educação do Amazonas entre os piores do país. Segundo o IBGE, somos o 21º IDH-Educação entre os 27 Estados (2010) e, segundo o índice PISA, somos o penúltimo em proficiência em português e matemática.
Não haverá avanço na educação com obras faraônicas, propagandas na TV e nem com mentiras oficias. O avanço na educação depende essencialmente da valorização da carreira do professor.
Gastando menos com propaganda e com prédio e mais com salário e formação continuada teremos resultados melhores. O problema, para eles, é que melhores resultados na educação significa povo mais esclarecido, enquanto mais propaganda significa povo mais iludido.
Além disso, salário de professor não paga empreiteiro e não dá pra desviar recursos. Já construir escolas milionárias é sempre uma brecha pra corrupção.
Ou seja, com os mesmos que governam o Amazonas há 32 anos e fazem do fisiologismo e da corrupção suas armas, não viveremos novos tempos na educação. Chegou a hora da MUDANÇA!

