Num posicionamento que causou intensa discussão entre seus pares, nesta manhã, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elias Emanuel (PSB), cobrou os deputados federais do Amazonas pela ausência à reunião que iria tratar sobre a PEC da Zona Franca de Manaus (ZFM), ontem em Brasília.
Composta por 28 deputados federais e tendo os oito parlamentares do Estado integrando o grupo, o relator da PEC nesta comissão especial, deputado Átila Lins (PSD), afirmou que a reunião seria para elaborar o parecer sobre a PEC. Entretanto, como não houve quórum, o debate foi adiado.
Na última quarta-feira, após intensa articulação do governador Omar Aziz (PSD), do prefeito Arthur Neto (PSDB) e da bancada federal, o plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, com 364 votos, a manutenção dos incentivos fiscais do modelo econômico. Mas, para que a prorrogação se concretize, a PEC ainda tem que passar por segunda votação na Câmara, além de votação em dois turnos no Senado.
“Não consigo compreender. A ausência desses deputados só serve para alimentar àqueles que são contra a Zona Franca. Dos nossos oito representantes, somente dois compareceram à reunião para discutir a PEC”, criticou Elias. Os dois que estiveram na reunião cancelada foram Átila Lins e o colega Silas Câmara (PSD).
Elias afirmou que se a bancada continuar com este ritmo, a discussão vai “empoeirar por conta da inércia” do grupo. “Onde estavam os demais deputados nesta hora?”, questionou.