Durante seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta manhã, 17, o vereador Elias Emanuel (PSB), anunciou sua pré-candidatura a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para o pleito eleitoral deste ano.
Elias aproveitou para parabenizar as candidaturas de seu partido, o PSB, seladas neste final de semana no Rio de Janeiro, durante encontro regional com dirigentes nacionais do PSB-PPS-Rede. À ocasião, o presidente nacional de seu partido, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, afirmou que o Amazonas terá candidato ao governo, na figura do deputado estadual Marcelo Ramos e, candidato ao Senado, tendo como postulante o vereador Marcelo Serafim, que preside o PSB no Estado.
O socialista aproveitou seu discurso para cobrar, mais uma vez, a prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), cuja proposta está prevista para entrar em votação esta semana na Câmara dos Deputados. Elias criticou a crise interna entre o PT e o PMDB, em nível nacional e classificou o embate como “esdrúxulo para a Nação em meio ao calendário eleitoral de 2014”.
“Quero demonstrar meu descontentamento aqui nesta tribuna. A Zona Franca é um preceito constitucional. Não pode ficar no meio dessa briga entre PTxPMDB”, criticou Elias.
Os incentivos fiscais da Zona Franca expiram em 2023 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara pede a extensão desses benefícios até 2073, ganhando mais 50 anos para atrair investimentos à cidade.