Desembargadora Socorro Moura recebe Medalha Cidade de Manaus

Do site do TJAM:

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Manaus, a desembargadora Socorro Guedes Moura foi agraciada com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.


“A minha homenagem não é à desembargadora. A minha homenagem é ao ser humano Socorro Guedes”, disse o autor da propositura de outorga da Medalha de Ouro de Manaus à desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Socorro Guedes Moura, vereador Francisco Plínio Valério Tomaz (PSDB).

Na manhã desta quinta-feira (20), Plínio Valério explicou, em seu discurso, o porquê de sua propositura, e disse admirar seres humanos que tenham objetivos e metas, e os que não medem esforços para realizá-los. “Trabalhar com a Justiça é difícil, e pessoas como a desembargadora Socorro Guedes conseguem”.

A medalha foi criada pela Resolução de nº 0881/CMM, em 23 de setembro de 1981, buscando homenagear todo cidadão, nascido ou não em Manaus, que tenha prestado serviços relevantes por mais de 10 anos à comunidade.

Em seu discurso de agradecimento, a desembargadora Socorro Guedes Moura, que também é vice-presdiente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), falou de sua gratidão pelo reconhecimento. “Neste momento sou tomada por uma imensa emoção, pois sei do valor deste reconhecimento e da responsabilidade com a cidade onde nasci, cresci, recebi minha formação intelectual, formei família e onde dou minha parcela de serviço cotidiano como magistrada”, disse Socorro Guedes.

Trajetória

Recordando sua trajetória profissional, a desembargadora ressaltou que a concessão da medalha não era uma homenagem somente a ela, mas às mulheres que atuam na Justiça. “Entendo como uma homenagem às mulheres amazonenses da carreira jurídica que, quase sempre de forma anônima, enfrentam tantos desafios para desempenhar com retidão, capacidade técnica e sabedoria a profissão que abraçaram”.

Com a presença de vários familiares, Socorro Guedes discursou sobre os valores da família e da criação que recebeu de seus pais. “Essa foi a maior herança que poderíamos herdar: o verdadeiro sentido de família, que é um laboratório de amor”, comentou. “Peço a Deus, todos os dias, que me faça uma pessoa mais humilde, consciente de que devo ser apenas um instrumento para promover a Justiça, e peço que ele me dê a sabedoria para poder julgar”, finalizou.

Autoridades presentes

O vereador Bosco Saraiva, presidiu a sessão solene na Câmara. Também estiveram presentes o corregedor geral de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões; os desembargadores Cláudio Roessing, Carla Reis e João Simões; a juíza de Direito Lúcia Viana, coordenadora de cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam); o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio de Lima Choy; o subprocurador geral de Justiça, José Hamilton Saraiva; e a deputada estadual Conceição Sampaio; além de familiares da homenageada.