Cuidar da cidade

Por Marcelo Ramos:

Estou em Curitiba aonde vim participar como palestrante do 1º Fórum Dignidade Médica. Aproveitei para dar uma volta pela cidade com o meu amigo “Meia” (a explicação para o apelido é impublicável), amazonense que mora aqui há mais de 40 anos.

Uma das coisas que o “Meia” queria me mostrar era o novo ônibus da cidade – o “azulão” – que ficou famoso como o maior ônibus do mundo com capacidade de transportar até 280 passageiros (diz a turma no facebook que isso não é verdade, porque o 640 as 18h carrega muito mais que 280 pessoas), uma inovação da administração do prefeito Luciano Ducci que é do meu partido, o PSB.

Avistamos um “azulão” e passamos a segui-lo para que o “Meia” pudesse me mostrar o veículo – aqui se passa o interessante dessa história -, no entanto, apesar de estarmos de carro, não conseguimos alcançar o ônibus e isso me deixou curioso e em busca de uma resposta. Como poderia um carro de passeio não alcançar um veículo tão grande e que fazia paradas?

A explicação justifica a eficiência do sistema de transporte público de Curitiba e mostra como foi acertada a opção da cidade pelo transporte coletivo. O “azulão” trafega em uma faixa exclusiva e o semáforo fica verde sempre que ele se aproxima, enquanto os carros andam numa faixa estreita e cheia de redutores de velocidade.

Seguimos o nosso passeio e pude ver uma cidade, muito limpa, cheia de ciclovias e ciclo faixas, praças, parques, fachadas de prédios históricos preservadas e com um programa em andamento de recuperação e padronização de calçadas.

Curitiba chegou ao que é hoje porque fez um planejamento urbano e teve governantes e cidadãos comprometidos com as regras de convivência coletiva.

A saudade da nossa Manaus não me permitiu sentir inveja dos moradores de Curitiba, mas bem que poderíamos cuidar melhor da nossa cidade. Infelizmente, por aqui, transporte público eficiente, ciclovias, calçadas, preservação de prédios históricos são nada mais que sonhos que movem as nossas esperanças de um futuro melhor.

Marcelo Ramos é deputado estadual e vic-presidente do PSB-AM.