A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) afirmou que a secretaria autorizou o corte.

Manaus – A Prefeitura de Manaus cortou uma das árvores históricas plantadas no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus. A ação, registrada por quem trabalha no local e pessoas que passavam pela praça, provocou críticas e causou indignação.
A imagem foi compartilhada por várias pessoas nas redes sociais, onde internautas também criticaram a medida, principalmente por conta das fortes temperaturas registradas em Manaus, neste período do ano.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a mangueira foi cortada pela Prefeitura porque, após uma análise técnica nas árvores do Largo, foi constatado que a planta estava com problemas e precisava ser retirada. O secretário não soube, porém, dizer qual seria o problema que levou ao corte. Visualmente, a árvore não apresentava nenhum tipo de sinal que apontasse alguma doença.
O secretário informou também que, em parceria com a Prefeitura de Manaus, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está fazendo um estudo de arborização do Centro Histórico da cidade, onde mudas grandes serão “implantadas” em locais como a Avenida Eduardo Ribeiro e a Praça do Congresso. Robério disse ainda que as outras árvores do Largo São Sebastião, que ficam em frente à Igreja de São Sebastião, vão ser podadas e terão os troncos limpos para a retirada de possíveis fungos.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) afirmou que a secretaria autorizou o corte mediante compensação ambiental de 40 mudas de espécies Amazônicas, que serão plantadas no Centro de Manaus pela SEC.
Ainda de acordo com a assessoria, o corte atendeu a um pedido feito pela Secretaria de Cultura. Questionada sobre o motivo a assessoria disse que não seria possível informar o teor do laudo técnico que autorizou a retirada, por ser final de semana. Nos últimos anos as árvores do Centro de Manaus têm sofrido com o vandalismo. A Semmas já registrou diversos casos de envenenamentos das espécies.
Comentário meu: Manaus já tem pouca arborização e os próprios governos em mais uma “ação conjunta” decidem, para satisfazer caprichos de uns poucos, ceifar uma mangueira no largo de São Sebastião. Desse jeito, o clima só vai piorar. Lamentável. E o MP do Meio Ambiente caladinho. Comeu abiu verde.