Coragem.

Por Marcelo Ramos:

Vamos falar de coragem! O Papa Francisco disse ao mundo: “TENHAM CORAGEM. NÃO TENHAM MEDO DE SONHAR COISAS GRANDES!”. A frase papal me fez refletir sobre o ano que se inicia.

É pequeno o sonho da riqueza, grande é o da Justiça. É pequeno o sonho da soberba, grande é o da humildade. É pequeno sonho do Poder, grande é o da fraternidade.

E são esses grandes sonhos que devem mover e orientar nossa coragem. Porque não se constrói o mundo da Justiça, da humildade e da fraternidade com omissão, com covardia ou limitando seus sonhos às conquistas materiais. É preciso CORAGEM!

2014. É o ano da Copa. Mas é, antes e mais importante que tudo, o ano de eleições gerais no Brasil. Elegeremos presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Se 2013 foi o ano marcado por protesto contra a corrupção, a ineficiência e a falta de transparência que tomou conta da política brasileira, 2014 é o ano de dá conseqüência àquelas faixas e palavras de ordem que levaram às ruas.

Não há sonho maior para os brasileiros que aquele que nos apresenta um país de políticos honestos, éticos, transparentes e eficientes no exercício das suas funções.  Mas, para construir esse país, é preciso coragem de fazer diferente do que viemos fazendo até aqui. É preciso romper das amarras do fisiologismo e da troca de favores na hora do voto. É preciso afastar os malfeitores da política.

Não há sonho grande quando se tem medo do novo, justamente porque, como disse o papa, para viver o sonho grande, é preciso coragem!

É hora de começar o novo tempo. De romper com as omissões que beiram a cumplicidade. É preciso a coragem cidadã de enfrentar os desmandos e as injustiças. O enfrentamento, na maioria das vezes é o caminho mais duro e mais sofrido, mas é nessas vezes que ele é o único capaz de promover a esperança.

Que nesse ano, Deus nos dê saúde, sabedoria, discernimento e CORAGEM! Pois como já disse Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.