Caro Prefeito Artur Neto,
Sempre lembro os anos 80 quando, eu, ainda um menino de 13 anos, fui com a minha vó Dulce protestar na Av. Eduardo Ribeiro contra a fraude que lhe tirara a eleição. Talvez ali tenha nascido esse espírito militante que alimentou a minha juventude e insiste em me acompanhar na maturidade da vida adulta.
O tempo passou e convicções ideológicas nos colocaram em conflito, ainda que distante. Eu, um jovem militante do movimento estudantil. Você já um político experiente que chegara a um mandato de Deputado Federal, Senador e Ministro de Estado.
Foi na eleição de 2008 que pudemos nos encontrar num campo de convergência, quando eu, ainda militante do PCdoB, resolvi por coerência política e histórica apoiar o ex-prefeito Serafim Correa e o senhor, então Senador da República, seguiu o mesmo caminho.
Caminhamos juntos. Dividimos discursos, palanques, comícios, reuniões e fomos aprendendo a nos respeitar e admirar.
Essa fase combinava com um momento novo da minha formação. Mais livre das amarras ideológicas a mim impostas pelo comunismo, aprendia a respeitar na divergência e a perceber que existia virtude nos que pensavam ideologicamente diferente de mim.
Construímos além da política uma amizade fraterna.
Escrevo essas linhas para parabenizá-lo pelos 35 anos de vida pública.
Não sou de elogios gratuitos Pelo contrário, sou daqueles que só vêem verdadeira amizade e companheirismo, em especial na política, quando se é capaz de fazer críticas fraternas e também de ouvir críticas fraternas.
O idealismo quase juvenil, a firmeza de convicções e o amor pelo Amazonas nos identificam. Torço pela sua gestão na Prefeitura – faço críticas quando julgo necessárias para corrigir caminhos, mas acredito que inauguras um tempo de esperanças para a cidade de Manaus e que és movido pela obsessão de acertar.
Quero eu chegar aos meus 35 anos de vida pública com o respeito, carinho, reconhecimento e admiração que gozas perante do povo do Amazonas.
Parabéns pela tua caminhada. Um grande abraço.