Por Marcelo Ramos (*):
Vivo um momento especial da minha vida. A experiência vai chegando e alegro-me ao ver que ela chega sem levar a capacidade de indignação e a coragem de lutar contra as injustiças, porque experiência fria e omissa faz tão mal quanto juventude irresponsável.
Escrevo hoje me despedindo – ainda que provisoriamente – meu partido faz um chamado para que eu seja candidato a vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Serafim Correa e, por conta da legislação eleitoral, ficarei sem publicar meus artigos pelos próximos 3 meses, ou 4, no caso de segundo turno.
Não publicar os artigos deixará um grande vazio nos próximos dias. Escrever sobre temas do cotidiano e saber que sou lido por milhares de pessoas é algo que revigora a energia militante, tão necessária para a minha caminhada na vida pública. Por outro lado, quando recebo as mensagens e manifestações de apoio sinto-me renovando e fortalecendo meu compromisso com o povo que represento.
Na vida pública escolhi o caminho mais difícil. Não temo os covardes e aproveitadores que fazem da política um meio para enriquecer ou satisfazer suas vaidades pessoais, os enfrento e os enfrentarei sempre.
Foi assim nos meus dois mandatos de vereador, foi assim nos 9 meses que passei à frente do IMTU, está sendo assim no mandato de deputado e será assim onde eu estiver, porque pra mim a vida pública só tem sentido se for um instrumento de luta contra as injustiças e de fazer o bem pras pessoas.
Enquanto escrevo este artigo leio o poema do português Sidónio Muralha, que diz:
“Parar. Parar não paro. Esquecer. Esquecer não esqueço. Se caráter custa caro, pago o preço. Pago embora seja raro. Mas homem não tem avesso e o peso da pedra eu comparo à força do arremesso…”.
Nas palavras do poeta português aprendo que a vida não é pra covardes, tanto quanto não é pra malfeitores.
Termino convidando para o lançamento do meu livro Velho Baú (coletânea dos artigos) que ocorrerá na próxima sexta (22.06), as 19h, no auditório do Jornal Diário do Amazonas.
Até logo.
(*) É deputado estadual e vice-presidente do PSB-AM.