Até 2014, toda indústria terá desoneração na folha, diz Pimentel

Da FOLHA.COM, por MÁRCIO FALCÃO, de  BRASÍLIA:

Um dia após o governo ser alvo de críticas pelo anúncio de um pacote para socorrer a indústria, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) disse que até 2014 todo o setor industrial deverá ser beneficiado com a desoneração da folha de pagamentos.

Pelo pacote, 15 setores foram beneficiados pela medida. “Ela [a desoneração] não pode ser zero, porque nós temos de custear a Previdência, mas se vocês viram as contas ontem, as tarifas de equilíbrio, as tarifas médias em torno de 2,5%; 3%; 4% e a tarifa da indústria é 1%. Então, há uma muito efetiva. Há queda no custo de produção no Brasil”, disse Pimentel.

Pimentel rebateu críticas de que setores que contam com lobby em Brasília foram beneficiados pelo programa.

“O que estamos fazendo é uma mudança estrutural, só que ela está sendo feita aos poucos –e tem de ser assim– sob a pena de a gente desequilibrar a economia.”

Pimentel negou que o pacote seja um apanhado de medidas antigas do governo. “Não tem nada antigo ali e tem medidas importantíssimas, estruturais para a economia brasileira”, disse.

Para o governo, o aumento de tributação sobre as bebidas que também foi anunciado foi uma coincidência, se trata de uma questão técnica e não de uma forma de compensar perdas em outros setores. Esse ajuste no setor, segundo ele, é realizado no mês de abril. “Isso [compensação] é uma leitura equivocada”.

Alvo de investigação pela Comissão de Ética da Presidência por atividades de sua empresa de consultoria, o ministro disse que está “tranquilo” para responder o caso.

Editoria de Arte/Folhapress