Academias abertas começam a se concretizar

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elias Emanuel (PSB), comemora a iniciativa da Prefeitura de Manaus em concretizar sua emenda de número 29/2012 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apresentada no ano passado, em construir academias abertas à terceira idade em praças e locais específicos de uso de pessoas idosas.

No planejamento de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh), apresentado na segunda-feira, 22, na Câmara municipal pelo secretário e vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), mostra que a construção das academias abertas estão entre as prioridades da prefeitura neste semestre.

Além disso, acrescentou o vereador, o prefeito Arthur Neto (PSDB), já anunciou que os novos módulos de saúde do Município também terão academias abertas para tratamento complementar dos usuários do sistema de saúde.

“É muito gratificante ver na prática quando um mandato começa a oferecer os frutos. O Município muito tem feito para os idosos, mas pouco no varejo. E, as academias abertas à terceira idade é uma ação de varejo e, com uma equipe multidisciplinar, os idosos terão orientações adequadas quanto à qualidade de vida nestes espaços”, disse Elias.

O vereador relembrou que tem levantado esta bandeira há mais de um ano, após conhecer projeto semelhante executado pela Secretaria Municipal da Terceira Idade da cidade do Rio de Janeiro aos idosos cariocas. Lá, afirmou, todas as praças públicas possuem academias abertas para uso de idosos e da população em geral, acompanhados por uma equipe de especialistas no uso adequado dos equipamentos.

Elias Emanuel viajou ao Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2012 a convite do médico geriatra e diretor-presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), Euler Ribeiro, onde conheceu o projeto e trouxe a iniciativa para Manaus.