4ª Vara de Família firma parceria com UFAM

Acadêmicos do curso de Direito foram capacitados nas Técnicas da Conciliação e Mediação para servir como mediadores nas audiências de Conciliação dos processos que tramitam na 4ª Vara de Família.


ufamO projeto Justiça Eficaz, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Amazonas, através da 4ª Vara de Família, e a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, começa a funcionar na próxima segunda-feira, 16/04, no Fórum Henoch Reis. O projeto, representado pelo juiz titular da Vara, Luís Cláudio Chaves; pela presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do Amazonas – CAMAM, a juíza Alvarina de Almeida; o diretor da Universidade Federal, Clínio de Araújo Brandão e o professor-doutor Adriano Fernandes, tem o objetivo de dar ampla disponibilidade à via consensual na solução dos conflitos ora em embate processual na 4ª Vara.

De acordo com o juiz Cláudio Chaves, foram capacitados 15 alunos do curso de Direito da UFAM nas Técnicas da Conciliação e Mediação para que sirvam como mediadores nas audiências de Conciliação dos processos que tramitam na 4ª Vara de Família da Comarca de Manaus. Na data das audiências de Conciliação serão efetuadas palestras específicas sobre a Conciliação, sua aplicabilidade e eficácia, em linguagem acessível e direcionadas aos jurisdicionados que comparecerem as audiências de conciliação. Posteriormente, os acadêmicos realizarão audiências de conciliação na 4ª Vara de Família, sob acompanhamento do magistrado.

? Todas as partes serão chamadas para o auditório do Fórum Henoch Reis, e essas pessoas vão acompanhar breves palestras sobre a questão dos benefícios da conciliação, os benefícios da diminuição do tempo de duração dos processos, o desgaste em se responder um processo e que não se permita que se use o processo como instrumento para atingir a outra parte ? , explicou Cláudio Chaves, destacando ainda que as palestras serão ministradas pelo próprio magistrado, pelo professor Adriano Fernandes, pelo promotor Michel, e eventualmente pelo psicólogo da equipe técnica, que será indicado pela UFAM.

Para o diretor da UFAM, Clínio de Araújo, o projeto prepara os alunos do curso de Direito para o futuro. “O maior benefício é capacitar os nossos alunos, preparando-os para o futuro, dando-lhes uma orientação segura”. Clínio observou ainda que os alunos vão verificar de forma presencial o funcionamento de um processo e as vantagens que se aufere em um acordo. ” O que se pretende, o que nos entusiasma é que se consiga espancar a morosidade, resolvendo e solucionando esses processos”.

Um dos palestrantes do projeto, o professor doutor, Adriano Fernandes explicou que o programa “é uma linha de mão dupla, tendo o Tribunal, que vai buscar os objetivos e efetivar a Justiça, e tem a faculdade, onde os acadêmicos poderão colocar em prática toda aquela teoria amealhada em sala de aula”, destacando ainda que a realidade da Justiça brasileira necessita da participação efetiva dos acadêmicos no contato com a sociedade.