Lucena visita escola Heleno Nogueira no Dia Nacional da Educação e encontra abandono e descaso

“Sem as mínimas condições de uso”, essa foi a conclusão do vereador Joaquim Lucena, em visita à Escola Municipal Heleno Nogueira, zona sul de Manaus.

A Comissão de Educação esteve nesta quinta-feira (28) no local, a pedido da comunidade que cansados do sofrimento diário recorrentes na escola, resolveram criar uma comissão de pais de alunos para tentar solucionar alguns problemas.

Há 14 anos os alunos vivem um drama, por conta de uma escola que apresenta problemas na instalação elétrica, hidráulica, banheiros sujos e quebrados, cobertura com telhas rachadas, salas de aula super lotadas e sem ar condicionado, causando problemas de saúde a professores e alunos.

De acordo com uma professora, vários profissionais de ensino passaram mal em sala de aula por conta da “quentura”, que no verão chega a atingir quase 40 graus, provocando desmaios, dores de cabeça e mal estar. Para ela a única alternativa é a construção de uma nova escola. “O prefeito está ciente do que estamos passando, mas até o momento nada foi feito”, disse.

Já Daniel Teixeira, pai de uma aluna, relatou que teve de ir pessoalmente semanas atrás, consertar um telhado de uma das salas, para que a filha não perdesse mais aulas, tamanha é a falta de estrutura. Segundo ele, quando chove molha muito mais dentro do que fora, e que as crianças ficam muitas das vezes molhadas e perdem até mesmo material escolar, encharcados pela chuva, como cadernos e livros. Já perderam até o centro de informática por conta de computadores inundados. “Tem sido um sofrimento, parece que estamos esquecidos e isolados aqui”, salientou.

O Subsecretario de Educação Marcelo Campbell que participou da reunião, disse que aprova a parceria feita entre moradores, Câmara e Prefeitura. Falou que é assim que se promovem as melhorias, com a participação de todos. “Quando as classes se unem pelo mesmo objetivo, fica muito mais fácil solucionar os problemas”.

O Vice-Presidente da Comissão de Educação, vereador Waldemir José – PT, disse que entende perfeitamente o drama vivido por professores, pais e alunos. Ele que também é professor, não acreditou nas condições precárias da estrutura da escola. “É realmente uma tristeza o que encontrei aqui, esperamos que agora, com a parceria da Secretaria de Educação, possamos encontrar uma solução”, observou.

O vereador Joaquim Lucena – PSB fez duras críticas ao poder público, o momento é de reunir forças para salvar as crianças que estudam no local. “Não vim aqui prometer a construção de uma nova escola, até porque é de competência da prefeitura, mas me comprometo de lutar juntos com vocês até que isso seja resolvido”.

Lucena (atual Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal) deu ao secretário um voto de confiança, e vai esperar até a próxima reunião, por uma solução do problema, esperando uma solução definitiva, sem precisar brigar na justiça, para acabar com o sofrimento dos alunos. “Vamos da este voto de confiança, caso falhe, meteremos a boca no trombone”, advertiu.

A comissão criada por pais de alunos pautou, para próxima terça-feira na SEMED, uma reunião com o Secretário para discutir o assunto, e encontrar uma solução definitiva, para que no próximo dia 12 de maio, seja batido o martelo junto à comunidade.

Fonte: www.joaquimlucena.com.br