Elias quer saber quando o Proama começa a funcionar

O vereador Elias Emanuel (PSB) cobrou nesta manhã (28), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), informações do governo do Estado sobre o Programa Água para Manaus (Proama), um novo sistema de captação, tratamento e reservação de água para a capital amazonense.

O programa, lançado pelo Estado em parceria com o governo federal e orçado em R$ 333 milhões, foi lançado em julho de 2009 e já teve a sua inauguração adiada por mais de duas vezes. A expectativa é que seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

A preocupação do vereador, que é líder do PSB no Parlamento Municipal, é saber realmente se o Proama vai acabar com os problemas de abastecimento por que passam os moradores das zonas leste e norte, para onde será direcionado, quando efetivamente vai iniciar seu funcionamento, quem vai administrar (se o próprio governo do Estado ou a concessionária Águas do Amazonas) e se esse novo modelo de abastecimento vai incidir no aumento da tarifa de água.

“Todos os dias, vejo nos meios de comunicações denúncias, reclamações e queixas de moradores de diversos bairros que falta água, que o abastecimento é precário e que mesmo assim, as contas chegam todos os meses. Quero saber até quando?”, criticou o parlamentar.

Seus questionamentos foram transformados num requerimento, que apresentou hoje à Mesa Diretora da Casa, pedindo informações detalhadas a respeito do tema à secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, responsável pela execução do Proama.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.