TV Cultura: Qual é o caminho?

A demissão do jornalista Cristóvão Nonato na TV Cultura é a ponta de um iceberg. Claro que a ele, a minha solidariedade. Não será por aí, com demissões desse tipo, que a questão será resolvida.

Há muito tempo que a TV Cultura passa por uma crise que é bem ampla. Crise de identidade, crise de falta de investimentos, crise de relacionamento com seus funcionários.

Tempos atrás esteve em Manaus a jornalista Tereza Cruvinel, presidente da TV Brasil, que vem a ser a TV pública pensada pelo Governo federal no sentido de dotar o país de um canal que ocupe o espaço do servir ao público, com informações de interesse geral, promovendo a cultura regional. Ela tentou que a TV Cultura retransmitisse a TV Brasil e entrasse nesse mesmo espaço. Não obteve êxito.

A falta de investimentos é visível e a crise com os funcionários já vem de algum tempo, sem que se perceba de parte do Governo do Estado qualquer interesse em dar uma solução. Não apenas aos funcionários que são, é bom registrar, um dos itens mais importantes da questão, mas não o único.

Nada sendo feito, e nada foi feito nos últimos anos, a TV Cultura vai terminar saindo do ar por problemas técnicos.

O que todos cobram é a definição de uma política global para a TV Cultura, onde está incluída, obviamente, uma política de recursos humanos. Uma proposta que tenho princípio, meio e fim.

Agora, quando não se sabe aonde quer chegar, não adianta caminhar porque não se chegará a lugar algum. Essa é a situação do Governo do Estado em relação á TV Cultura.

4 thoughts on “TV Cultura: Qual é o caminho?

  1. É uma pena que o estado tente “pôr” fim a uma crise dessa monta com a demissão de um grande colaborador, uma pessoa que deu 15 anos da sua vida à TV Cultura do Amazonas. São vestígios da ditadura disfarçada de democracia que vivemos hj.

    Parabéns pelo Blog prefeito!

  2. Caro Sarafa, obrigado pelo apoio, e quanto ao seu comentário acho extremamente oportuno e pertinente. Você como gestor público responsável, bem sabe que a política de recursos humanos deve ser um dos pilares da boa administração. Pois saiba você e todos que compartilham deste blog que o que aconteceu e acontece hoje na tv cultura é uma política de extermínio e terror contra os funcionários que ousarem discordar e sugerir mudanças ao quadro caótico, despótico e arbitrário que se instalou naquela casa durante o tempo que o sr. Álvaro Melo se apossou do cargo. Saibam que quando ele entrou na tv éramos 217 funcionários, e hoje, restaram menos de 100. E sabe o que nos disse o governador Eduardo Braga quando nos reunimos para encontrar uma solução para a crise? – Tem de demitir mesmo, já que os contratos de vocês são nulos. Isso, dito na frente de uma platéia com o deputado Sinésio Campos (PT), o secretário Melo, e o carrasco mór Alvaro Melo. Com este respaldo o carrasco passou a usara guilhotina para sufocar o movimento, que ao longo dos seis meses de luta ceifou cinco colegas que apoiaram o movimento. O mais recente fui eu, mas existe ameaça velada que mais dois colegas da Comissão de Funcionários estão na fila da guilhotina. Digo isso para anunciar novas execuções sumárias e arbitrárias – confiram dentro em breve. Quanto a soluções de investimentos e estratégias de futuro, o imobilismo e a falta de conhecimento do ramo pela atual direção, fizeram com que nós patinássemos e perdessemos o bonde da história. A sua sugestão de entrar para a rede pública de tv, é mais que sensata e boa. Pena que este governo e a direção da Funtec, não tenham optado por este caminho.Teremos em breve mais novidades sobre a nossa luta, que não vai parar. Quanto mais cabeças cortarem, mais nos fortaleceremos e a sociedade há de cobrar pelos desmandos e inconsequências desses homens sem espirito público que infestam a coisa pública e a tratam como sendo privada (de sua própriedade.Leiam nosso blog e mantenham-se informado desta luta pelo patrimônio público do povo amazonense: http://www.sostvculturaam.zip.net.

  3. caro sarafa meu eterno prefeito,eu sei qui vc por onfiar em alguns dos teus secretarios, fez com quer hoje a prefeitura nas maos dos maiores picaretas da nossa politica local,eu sei qui vc sabe qui error. mais errar eh humano por isso eu te perdou e voto sempre em vc meu prefeito, mais eu sinto qui vc mais uma vez vai se sacrificar pelo o seu filho Marcelo Serafim,por isso eu gostaria de ve-lo gonvernador como estar dificil vem pra federal e o Marcelo pra estadual….

  4. Nossa uma pena…pois como o próprio canal já sugere ..é pura cultura. Uma pena nossos atuais políticos não apoiarem a reestruturação desta emissora local tão importante para todos que acompanham a cultura na sua essência.
    Bom acredito que há alguma esperança sim ..só querer né !

    Luciano Lima
    Universitário

Comments are closed.