Brasília e Recife recebem nota 10 em escala de transparência

Brasília e Recife, capitais administradas pelo PSB, receberam nota 10 na Escala Brasil Transparente, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (20) pela Controladoria-Geral da União (CGU). O índice mede o grau de transparência pública em estados e municípios, além do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Nesta segunda edição – a primeira foi realizada em maio –, a pesquisa da CGU analisou a situação de  1.613 entes federativos, entre os quais todos os estados e suas capitais. O órgão do governo realizou quatro pedidos de acesso à informação para verificar o desempenho e o cumprimento das normas.

Também administrada pelo PSB, a cidade de Cuiabá ficou com nota 9,17, sendo a 8ª capital no ranking de transparência. Belo Horizonte ficou em 9º, com índice 8,75.

A Lei da Transparência, obrigou a divulgação de dados públicos na internet, é de autoria do senador João Capiberibe (PSB-AP). Neste mês, o PSB e a Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) promoveram um amplo debate com governos socialistas sobre o uso de mecanismos de transparência para coibir a corrupção.

Assessoria de Comunicação/PSB