“Eu sou você amanhã”, dizem os outros estados para o Rio Grande do Sul.

Acima reproduzo a principal notícia do principal Blog do Brasil, o Blog do Noblat. Traz a notícia da crise que assola hoje o Rio Grande do Sul que não tendo caixa para pagar os seus funcionários decidiu comunicar-lhes que em agosto vai pagar julho, de forma parcelada. Antes Brasília e o Paraná já passaram por isso. Outros estados estão prestes a ficar nessa mesma situação.

Diante disso, os policiais militares decidiram aquartelar-se, ou seja, ninguém sai do quartel e as ruas ficam sem policiamento. O Sindicato dos Bancários entrou com um pedido de liminar e a obteve para que os bancos não abram sem policiamento.

Portanto, uma situação de caos.

Os funcionários, com justa razão, estão revoltados. E isso aumenta quando, por força da Constituição, o Executivo repassou os valores referente as folhas da Assembleia, do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público no dia 20 e seus funcionários receberam  dia, enquanto os do Executivo receberão parceladamente.

Todos os Estados enfrentam crises muito parecidas, alguns mais, outros menos, mas todos estão em dificuldades. Enquanto isso setores dos outros poderes só pensam em vantagens e em aumentar os gastos, o que obviamente vai na contra mão.

Essa ficha precisa cair.