Marcelo Serafim quer implantação de pontos de energia para recarregar dispositivos móveis nos terminais de integração


Nos dias atuais o telefone celular é o meio de comunicação mais utilizado pelos usuários do sistema de telefonia móvel e, às vezes, em uma situação emergencial o aparelho descarrega sem ter algum lugar público para recarrega-lo, foi pensando em prestar um serviço essencial à população que o vereador Marcelo Serafim (PSB) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n ˚ 074/2015 que dispõe sobre a implantação de pontos de energia elétrica nos pontos de ônibus e terminais de integração.
“Na minha propositura a instalação destes pontos de energia atenderá aos princípios de segurança e universalidade, permitindo o uso gratuito pelos cidadãos para recarregar dispositivos móveis”, explicou Marcelo Serafim, além da implantação dos pontos de energia elétrica nas paradas de ônibus e terminais de integração, consta no Projeto que caberá ao poder executivo implantar, também, pontos nas praças e parques públicos da cidade.  Segundo o vereador Marcelo Serafim a energia deverá ser preferencialmente proveniente de fontes renováveis, com uso de células fotovoltaicas ou outro meio de geração no próprio ambiente quando se trata de área externa.

As células fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Elas podem funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou com um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.  As despesas decorrentes da execução da Lei correrão por conta de crédito orçamentário próprio.

Comunicação

A tecnologia está cada vez mais avançada com o desenvolvimento de diversos aplicativos que otimizam o contato entre as pessoas, tendo como instrumento os dispositivos móveis. São aplicativos como Whatsapp, Viber, IMO e Telegrama destinados a promover a comunicação com troca de  mensagens escritas, de áudio e de vídeo que são os mais demandados. Porém a utilização desses programas consomem sobremaneira a bateria dos celulares e os usuários ficam sem comunicação, estes pontos de energia vão possibilitar que os cidadãos recarreguem seus celulares.