Projeto de Lei de Marcelo Serafim obriga o uso do tacógrafo para micro-ônibus e vans escolares

Nesta segunda-feira (31), o vereador Marcelo Serafim líder do PSB na Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresentou à Mesa Diretora da Casa Legislativa, o Projeto de Lei n˚ 088/14 que obriga os micro-ônibus e as vans que realizam o transporte escolar, os ônibus e caminhões alugados à administração direta e indireta Municipal a utilizarem Tacógrafos, limitando a velocidade a 60km/h.  O descumprimento da Lei acarretará em penalidades ou seja multa de 10.000 UFM’s e em caso de reincidência de 20.000 UFM’s.

“Infelizmente, no último dia 28 de março, a população ficou chocada com esta tragédia no trânsito que vitimou quinze passageiros tendo destaque nacional, em um acidente que envolveu uma carreta prestadora de serviços ao Município e um micro-ônibus que realizava o transporte destas pessoas, acredito que tal fatalidade poderia ter sido evitada”, ponderou o parlamentar. Marcelo Serafim disse que esta fatalidade poderia ter tido menores proporções, se os veículos possuíssem o equipamento limitador de velocidade. “A presente propositura visa preservar a vida tanto de motoristas, passageiros, quanto a dos pedestres e espero que este Projeto se transforme em Lei para a segurança da nossa população”,  finalizou o parlamentar.

Memorial

Já no pequeno expediente, o vereador Marcelo Serafim (PSB) sugeriu ao presidente da Casa Bosco Saraiva (PSDB) que à Mesa Diretora fizesse uma Indicação, assinada por todos os vereadores, para a construção de um memorial no local do acidente que matou 15 pessoas, no último dia 28 de março, na Av. Djalma Batista, na zona Centro-Sul de Manaus.

“Faço essa sugestão a vossa excelência em fazer a Indicação ao prefeito Arthur Neto que está muito sensibilizado com a situação e esta será uma forma de homenagem em memórias das vítimas”, frisou o parlamentar. A ideia de Marcelo Serafim contou com o apoio do vereador Ednailson Rozenha (PSDB) que se pronunciou no plenário. “Parabenizo o vereador Marcelo e acredito que a Câmara deveria, com recursos próprios, investir neste memorial, no local do acidente. Por mais simples e singelo,  será algo histórico e mais um conforto para os familiares que tanto estão sofrendo”, ressaltou Rozenha.

Sobre a verba para a construção de um memorial o vereador Marcelo Serafim questionou o presidente Bosco Saraiva, se haveria possibilidade de fazer licitação para a construção ou se poderia ser seria feita uma cota entre os vereadores. Bosco Saraiva informou que a procuradoria da CMM será consultada e até quarta-feira  haverá uma posição e agradeceu a sugestão do parlamentar.