Dormindo com o inimigo

Do O Estado de São Paulo de hoje:

Para controlar CPI, PMDB vai pedir diretoria do pré-sal

Renan Calheiros comanda ofensiva para tirar do PT cargo-chave na Petrobrás

O PMDB vai esperar a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem no exterior, para indicar os nomes dos senadores que vão integrar a CPI da Petrobrás, que investigará supostas irregularidades na estatal. O partido quer indicar um nome para a diretoria de Exploração e Produção da Petrobrás, conhecida como “diretoria de pré-sal”, ocupada pelo petista Guilherme Estrella. “Quem tem prazo não tem pressa. Tenho uma bancada de 20 senadores e todos querem participar da CPI”, disse o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Além da exigência de cargos na Petrobrás, o PMDB decidiu atrasar a indicação dos integrantes da CPI porque não consegue se entender com o PT. Os peemedebistas acusam Aloizio Mercadante (SP) de falar mais com a oposição do que com partidos do governo. A cúpula do PMDB afirma que o interlocutor do partido sempre foi Lula.

Quando foi aprovada a CPI da Petrobras, ouvi de uma importante liderança nacional o comentário de que isso iria favorecer o apetite do PMDB pela sua condição de ter a maior bancada. Achei que não. Hoje, diante da matéria no O ESTADO DE SÃO PAULO, rendo-me à observação feita. E lamento. A Petrobras é uma das maiores empresas de petróleo do mundo, e como tal, tem que ter uma gestão profissional, imune a influências desse tipo colocadas como moeda de troca.

Certa feita, o então Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Severino Cavalcanti, pediu do Governo para melhorar as suas relações com a Câmara uma diretoria da PETROBRAS: “Daquela que fura poço”.

O que o PMDB faz agora é o mesmo que o Severino fez antes. Não vejo como se possa avançar na política brasileira com essa prática.

Será que não é chegada a hora do PT e do PSDB, dois partidos pólo desde 1994, portanto dezesseis anos, estabelecerem uma agenda mínima que os libertaria quando estivessem no poder, dessas faturas apresentadas a um ou a outro dependendo de quem esteja no Governo?

Fora disso, vamos ficar na mesmice.

4 thoughts on “Dormindo com o inimigo

  1. Até que o Tribunal de justiça eleitoral acordou,e o jugou o processo do vereador JOAQUIM LUCENA, acompanhei pelo jonais da cidade e entendir que estavam mesmo pesseguindo o rapaz. Acho ele uma pessoa boa, não conheço ele pessoalmente, mais fui na secretária dele quando então era gestor da pasta e fui atendido sempre bem. Então são desses tipos de gestores que a cidade precisa de atendimento rápido. SE VC MEU AMIGO EX PREFEITO TIVESSE UNS 10 IGUAIS AO VEREADOR COMO SECRETÁRIO, CONCERTEZA COMANDAVA DE NOVO. NAO ME LEVE A MAU, ACHO QUE VC FOI UM ÓTIMO PREFEITO, MAIS TENHO CERTEZA DE UMA COISA O SR NAO COMETERÁ OS MESMO ERROS. UM ABRAÇO. (VC VAI VOLTAR TENHO CERTEZA DISSO)

    OBRIGADO

    GOSTO DE VC COMO PREFEITO SERAFIM

  2. A política no Brasil é “Sui Generis”: Normalmente um governante encontra dificuldades em negociar com a oposição os seus projetos de governos. Deveria ser assim.
    No Brasil a maior dificuldade se encontra na “base aliada” , muito fisiológica, e a oposição, em contrapartida, normalmente é cordata , passiva…. Os papeis estão invertidos.
    Veja o caso crônico do PMDB. O Ministro Jobim está tentando moralizar a INFRAERO mexendo num feudo do maior partido do Brasil. Em represália o PMDB fez corpo mole e permitiu a instalação da CPI da PETROBRAS.
    O governo, QQ governo, é refém dessa turma.
    O então ministro José Dirceu tentou uma via Fácil : a via do Mensalão. Ele jogou o Jogo: o que são alguns caraminguás em troca da aprovação de importantes projetos nacionais , reformas importantes? O espírito público não existe mesmo nas casas legislativas .Então, se os fins judtificam os meios , sairia bem barato comprar a consciência dos nobres legisladores ( com exceções é claro!)para, como exemplo,aprovar as reformas que o Estado precisa.Mas foi um caminho eticamente condenável e que ruiu feito um castelo de cartas.
    Hoje o que se vê é a velha política do “é dando que se recebe” ancorada nas figuras do Sarney , Renan, Romero Jucá, Jader , Collor etc, tão eticamente condenável quanto.
    Mas como mudar este estado de coisas? Não tem como peitar estes caras sem graves consequências para a governabilidade. O governo Lula não tem saída e até mostra muita habilidade em lidar com este tipo de politico ( Uma vez ele estimou em 300 picaretas só na câmara Federal).
    Acho que só a faxina, via aprimoramento democrático, o povo votando certo ,é que no longo prazo vai concertar esta situação.

  3. Fazer pacto com o PSDB é fazer pacto com o “diabo”! Já é ruim ter alianças com o PMDB, cheio de fisiologistas que não enxergam um metro além do próprio umbigo, imagine então fazer pacto com o PSDB, o partido das oligarquias, das privatarias, da corrupção escondida pela mídia golpistas, dos pedágios mais caros do mundo, da tentativa de privatização da Petrobrás, dos latifundiários, dos empresários de comunicação que comandam a mídia golpista! O PSDB representa o que há de mais podre na elite brasileira! Sem contar que os tucanos só obedecem FHC e José Serra. Os outros são apenas papagaios que repetem o que os chefes mandam! “Mafiosos” como Sarney, Temer e Renan podem ser muito ruins para o país, mas os tucanos já mostraram em 8 anos que podem ser muito, muito piores!

  4. “Será que não é chegada a hora do PT e do PSDB … estabelecerem uma agenda mínima…?”

    Pelo que percebi, houve uma tentativa de, nesse caso, se estabelecer um pacto pelo acordo das lideranças em ouvir primeiro o presidente da Petrobras, Gabrielli.

    No entanto, esse pacto foi quebrado imediatamente e a democracia apunhalada pelas costas.

    O que fizeram Arthur Virgílio, Tasso Jereissati e Sérgio Guerra rompendo o acordo das lideranças equivale ao abandono da política para utilização de táticas de emboscada, deslealdade.

Comments are closed.