PERPLEXIDADE: Eduardo Braga quer criar uma Zona Franca no Pará para acalmar senador do PSDB.

                                 Senadores Eduardo Braga e Flexa Ribeiro com a Ministra Miriam Belchior

Confesso a minha perplexidade com o que li em A CRÍTICA, matéria de autoria de Antonio Paulo, e que transcrevi no post abaixo.

O Senador pelo Amazonas Eduardo Braga quer criar uma Zona Franca no Pará que está na beira do mar e ligado por estrada com o Brasil.

Vou destacar o que saiu em A CRÍTICA:

“O líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) prometeu conversar com a presidente Dilma Rousseff para criar uma ALC no Pará somente para acalmar os ânimos de Flexa Ribeiro.”

Não dá para entender, principalmente porque primeiro ele vendeu a imagem, e a imprensa comprou e revendeu aos leitores, de que em relação ao ICMS estava tudo resolvido. Ele, que era o “cara”, tinha resolvido tudo.

Não era verdade, não tinha resolvido coisa alguma.

Depois disse que os empresários precisariam ajudar. Na sequencia, vendeu outra “vitória”. Tinha sido mantida a alíquota de 12% para o Amazonas no relatório Delcidio. O que ele não disse foi que a alíquota dos estados do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Espírito Santo que no projeto original era de 4% passara para 7%.

Foi mais uma derrota vendida como se fosse vitória. De novo, a imprensa comprou e revendeu.

Agora, pela matéria do Antonio Paulo, está bem claro o bote.

O Senador Eduardo Suplicy ( PT-São Paulo) propôs um destaque para derrubar a exceção feita ao Amazonas, a fim de que fiquemos como os demais estados do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Espírito Santo ou seja, com 7%.

Já o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) quer 12% para todos os estados do Norte e para acalmá-lo o nosso (?) senador propõe uma Zona Franca no Pará?

O que ele vai propor ao Suplicy? Outra zona franca em São Paulo? Ou um show do Supla na Arena Amazonas?

Houve um tempo em que o Gilberto Miranda era o quarto senador de São Paulo.

Pelo visto, o Eduardo Braga virou o quarto senador do Pará, pois nem Flexa Ribeiro, Jáder Barbalho ou Mário Couto propuseram uma Zona Franca lá.