Concursos: e agora?

Por Marcelo Serafim:

Nosso Estado já viveu um grande momento para os “concurseiros”. A Prefeitura, na gestão de Serafim Corrêa, fez os concursos da SEMSA e SEMED e pagou um alto preço por ter substituído os funcionários temporários que não passaram nas provas por aqueles que passaram. No Estado, o governador da época fez igualmente os concursos, mas deixou os aprovados na geladeira sem que os mesmos fosse chamados.

O concurso é uma “instituição” e deve ser tratado com o devido respeito. Depois dos famosos concursos de Serafim, os governantes fizeram outros. O da Polícia, resultou na nomeação de alguns reprovados que se valeram de decisão judicial para burlar sua incompetência. O da Defensoria, foi fraudado vergonhosamente. O da Guarda Municipal foi anulado for vazamento de questões e o prefeito Amazonino até hoje não devolveu o dinheiro de quem foi lesado. O dos Bombeiros foi realizado e depois o governo esqueceu que haviam mais de 1000 concursados com direito adquirido virando as costas para eles. E agora vem o da SEMSA onde o prefeito Amazonino optou por contratar uma empresa de fundo de quintal para cuidar da vida de 75.000 pessoas. Resultado, primeiro vimos o gabarito dos médicos passeando pelas redes sociais sem que a empresa tivesse divulgado. Depois presenciamos o maior absurdo da história de nosso estado quando as candidatos foram retirados das salas de aula, prontos para fazerem o concurso pela PM, com a informação de que as provas estavam canceladas.

Concurso é coisa séria, de gente competente e comprometida. Não se pode fazer concursos com banquetas de fundo de quintal colocando em risco o direito de milhares de pessoas.

Amazonino parece não ter aprendido. Cercado por uma turma de bajuladores que defendem vigorosamente a CETRO, mantém essa empresa que certamente ainda promoverá novas lambanças em nossa cidade. Só espero que ao final de tudo isso os aprovados possam de fato ser nomeados e não esbarrem em brigas judiciais provocados pela incompetência da Prefeitura.

Até quinta!!

(*) Marcelo Serafim é farmaceutico, bioquímico e Presidente do PSB-AM.