A insegurança do Povo

Tenho visto com muita preocupação a ausência do governo quando o assunto é segurança. Embora existam avanços, sou obrigado a denunciar o desmonte pelo qual passa a Polícia Militar e Civil em nosso estado.

O governador Eduardo Braga é o melhor propagandista da história política de nosso estado, e você sabe disso. Pintam um quintal florido na TV, mas, nos quintais da periferia, o que se vê é a total ausência de policia, de segurança e de estado.

A PM está sucateada. Viaturas quebradas na capital e no interior e o ser humano responsável pela segurança, que é o policial, cada vez mais marginalizado.

A solução passa por uma política que se preocupe com o homem em primeiro lugar, pois não adianta comprar viaturas se o soldado é mal remunerado e não tem perspectiva de crescimento em sua corporação. A meu ver, a primeira preocupação do próximo governador deve ser a defesa intransigente do profissional da PM iniciando pelos salários.

É por isso que apóio a PEC 300, que garante melhores salários aos policiais militares. Além disso, o governo tem que discutir um plano de carreira justo, que a meu ver seria a promoção de soldado para cabo com cinco anos e de cabo para sargento com 10 anos de trabalho. Com isso, teríamos a renovação dos quadros da PM e uma maior probabilidade de termos segurança em nosso estado. Já analiso a possibilidade de apresentar uma PEC que obrigue os estados a usarem esse critério na promoção.

Além do ser humano temos que nos preocupar com os equipamentos, hoje sucateados. Poucas viaturas estão em condições de uso e não vejo o governador preocupado com isso. Ano que vem tem eleição, o governador e seu vice, Omar Aziz, serão candidatos.

Talvez em breve novas viaturas vão chegar fazendo carreatas para iludir o povo. Mas isso só não basta, falta mais. Falta valorizar o homem e essa valorização passa por melhore condições de trabalho e um justo salário.

Até quinta!

Marcelo Serafim é deputado federal PSB/AM e farmacêutico. Fone: 32382835 e marcelocserafim@hotmail.com

Deixe um comentário