Transporte Coletivo. Quem tem medo da CPI?

Essa semana apresentaram na Câmara um pedido de CPI do transporte coletivo de 2000 a 2009. A bancada do Prefeito ficou alvoroçada, correu para assinar o pedido, talvez numa mal disfarçada e fracassada tentativa de me intimidar. Deram-se mal! Fui o primeiro a assinar o requerimento e disse que assinaria mesmo que o pedido fosse para investigar apenas os meus 9 meses à frente do IMTU.

Faço isso porque, diferente de alguns, tenho a certeza do dever cumprido e a tranqüilidade de quem tem uma vida limpa.

Faço isso porque, se nossa gestão não conseguiu implantar um sistema no nível de qualidade que merece o usuário, foi o ex-Prefeito Serafim que criou a integração temporal, acabou com as filas para a compra da meia-passagem estudantil, retirou do sistema o grupo Baltazar (Cidade de Manaus, Soltur, Viman e Urbana), trouxe novas empresas e com elas 618 ônibus novos (informação do próprio Raphael Siqueira, atual Presidente do IMTT) e ainda conseguimos congelar a tarifa em R$ 2,00 nos últimos 2 anos de governo.

E eles? E o Amazonino e sua turma? O que fizeram em 2009 para enfrentar o problema do transporte coletivo?

Aumentaram o valor da passagem, restringiram a integração temporal, acabaram com o pagamento do estudante em dinheiro na catraca, trouxeram de voltas as humilhantes filas, restringiram o direito dos estudantes e mentiram!

Mentiram que iam acabar com o contrato da Transmanaus, mentiram que iam fazer nova licitação, mentiram que iam baixar a tarifa, mentiram que iam trazer ônibus novos.

Não satisfeitos, lançaram uma estupidez: criar uma empresa pública e comprar 900 ônibus da China. No início julgava apenas como uma insanidade, mas quando lembrei das “manduquinhas” viaturas importadas que o rádio não funcionava, os pneus estouravam com o calor e quando quebrava uma peça não tinha reposição, mas que foram vendidas por uma empresa controlada por uma holding que tinha como diretor o Sr. Samuel Hanan (fiel amigo do Prefeito Amazonino), vejo que a insanidade pode virar uma grande saque aos cofres do Município.

O sistema de transporte coletivo tem muitos problemas e isso é inegável, mas o enfrentamento desses problemas deve ser feito com trabalho, responsabilidade e esforço diário e não com mentira, manipulação e omissão, como o que se vê hoje.

PS: Aos que ainda duvidam que o Brasil vive novos tempos, a prisão do governador Arruda deve servir de alerta. Aos que acreditam que a vida pública deve ser movida por honestidade, probidade e honradez, um alento e uma esperança. – Márcio Noronha, jornalista, editor do jornal Dez Minutos.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário