Coari. O dia seguinte.

Poderia escrever sobre Coari falando das coisas que seus governantes aprontaram nos últimos tempos, mas refleti, e vi estaria sendo injusto com o seu povo, formado por gente de bem, humilde, trabalhadora e cheia de esperança de dias melhores.

Poderia falar do medo que ainda pulsa no coração de muitos, mas estaria sendo injusto com a maioria de valentes que ousam enfrentar os poderosos e mesmo com o medo daqueles que se sentem incapazes de resistir a tamanha opressão, mas que carregam no seu coração e na sua alma o sonho e a esperança da liberdade do seu povo.

Preferi falar do dia seguinte. Do dia 21 de setembro. E de como o imagino.

Imagino o sol raiando mais cedo, talvez ainda na noite do dia 20, para saldar os novos tempos. Imagino homens e mulheres dançando e cantando na praça. Imagino algemas que se quebrarão com a força das palavras e das idéias. Imagino pessoas saindo em suas portas deslumbradas com uma cidade que brilha. Imagino milhares de bom dias, ditos a amigos, parentes e até aos desconhecidos.

Assim será Coari do dia seguinte.

O sol brilhará mais. Os dias serão mais longos e mais felizes. Os homens serão mais fortes e mais felizes. As mulheres, mais alegres e também mais felizes. O verde será mais verde. Os pássaros cantarão canções dos deuses. As portas estarão abertas. Os abraços serão mais longos e fraternos. Os filhos serão mais filhos. As meninas serão mais meninas. Os ricos estarão menos ricos. Os pobres, menos pobres. A vida estará mais viva.

Meu amados cidadãos e cidadãs coarienses, no dia anterior (20), ao sair pra votar, deixe em casa o medo, deixe a fome, deixe a desesperança, deixe o favor, deixe as dívidas, deixe a marca da cidade humilhada pelos que a governaram e saquearam nos últimos anos, leve apenas a esperança no coração e a imagem do dia seguinte.

Após votar, feche os olhos e ao abri-lo você já verá o horizonte de uma cidade melhor para todos.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB/AM. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário