Haiti. Quanto de amor há em nós?

Rostos desesperados, corpos empoeirados, olhares perdidos, andares a esmo, gritos, dor e medo no cenário desolador de um Haiti destruído por um terremoto que dizem pode ter matado 200 mil pessoas.

Um povo já tão maltratado pela corrupção de governantes, pelo banditismo, pela guerra civil, pela miséria e pela fome, agora é vítima das forças da natureza, que teimamos em desrespeitar, como se a testar sua capacidade de resistência e o seu próprio desejo de viver.

Mas, eis que em meio ao caos, surge uma mulher que resiste dias sob os escombros e com ela um soldado que com coragem faz o resgate e chora ao visitá-la já em bom estado de saúde. Surge uma criança recém-nascida e uma médica voluntária que a carrega no colo como a demonstrar a renovação da esperança. Surgem estudantes haitianos no Brasil que querem voltar para seu país e estar ao lado seu povo nesse momento de dor, a lembrar Jorge Amado em Tocaia Grande “A pátria de um homem é lugar onde ele sua, chora e ri”.

O contraste da dor e da solidariedade, do desespero e do amor, da morte e da vida, faz refletir sobre a verdadeira essência do homem.

Na sua essência, será o homem aquele ser competitivo e individualista do dia-dia ou será esse amoroso e solidário que surge nos olhos de soldados, bombeiros, médicos e demais voluntários que praticam o amor hoje nos escombros do que restou do Haiti?

Nas favelas, nos morros, nos alagadas, nos ribeirinhos, quantos pequenos Haitis não há por aqui?! Nos hospitais, nas igrejas, no exército, no povo, quantos grandes homens e mulheres com seus corações e almas solidárias não há por aqui?!

São anônimos forjados para fazer o bem desinteressado, para praticar a caridade e a solidariedade pelo simples amor a vida e aos homens! Amor que existe dentro de cada um de nós e que precisa ser libertado para a construção de um mundo melhor para todos.

Em uma das cenas, uma Igreja em escombros e apenas uma imagem de Cristo na cruz intacta como que a dizer a humanidade, nem tudo está perdido, ainda há esperança…

Informações sobre adoção de crianças haitianas órfãs: email embhaiti@terra.com.br

Homenagem a vida e a obra de amor de Zilda Arns.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário