Sucupira é aqui!

Para quem não lembra, Sucupira era a cidade imaginária da novela “O Bem-amado”, autoria de Dias Gomes e que fez grande sucesso ao ser exibida em 1973 contanto a história de Odorico Paraguaçu, Prefeito corrupto e obstinado pela inauguração de um cemitério.

Não fui à inauguração do Viaduto Gilberto Mestrinho, mas todos os relatos que recebi me remetem a Sucupira. Festa com foguetes, banda de música, vídeo com a história do Odorico Paraguaçu caboco. No palanque, todos que nunca estiveram separados e bajuladores de toda ordem. Nos discursos, a demagogia, a mentira, a obsessão contra os que ousam fazer oposição e até ataques aos “fuxiqueiros” do twitter.

Naquela festa, Manaus foi uma novela pronta e acabada. No palanque do Odorico caboco, todos os seus fiéis e infiés aliados. Dirceu Borboleta o secretário abobalhado e gago. Dorotéia, uma das irmãs cajazeiras, que exercia o mandato de veredora. Neco Pedreira, dono do Jornal A Trombeta e também fiel escudeiro de Odorico na Câmara de Sucupira. Nezinho do Jegue, o mais ardoroso defensor do Prefeito quando sóbrio e o mais duro opositor quando bêbado. Até o Zeca Diabo repatriado pelo Prefeito para matar alguém e assim justificar a inauguração do Cemitério passou por lá.

Todos estavam naquele palanque. Assim caminha Manaus! Aos passos de Sucupira. Demagogia, mentira, puxa-saquismo, abraços de inimigos que fazem parecer, mas nunca foram inimigos, intolerância e ataques desmedidos a quem ousar contestar tanto desmando administrativo. Proliferam-se Dirceus Borboleta, Irmãs Cajazeiras, Necos Pedreira, Nenzinhos do Jegue, Zecas Diabo e, enquanto isso, o Odorico caboco continua sua saga para construir e inaugurar o Cemitério, já que até agora só conseguiu inaugurar obras deixadas pelo antecessor.

Aqui qualquer semelhança com personagens da vida real é mera coincidência. Não relacionarei as figuras de Sucupira com as de Manaus, para que eu possa ficar imaginando o que passará na cabeça de cada dos palanqueiros… “Eu sou o Nezinho do Jegue… Não acho que sou o Zeca Diabo…Nezinho do Jegue é aquele outro…” E assim nosso povo segue à espera da inauguração do cemitério do Odorico Paraguaçu caboco. Esse nem preciso identificar, porque todos sabem quem é! Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB.

Deixe um comentário