Por que defender a PEC 300?

Se eu perguntar a você se já ouviu falar da PEC 300, uma minoria responderá que sim, a maioria não tem a menor idéia sobre o que significa a palavra PEC. Para ser mais didático, PEC é uma proposta de emenda a constituição e apenas o Congresso Nacional tem o poder de aprová-la.

Há anos atrás, um deputado federal teve a idéia de colocar na Constituição Federal um texto que garantisse aos policiais militares e bombeiros salários justos e dignos para que os mesmos pudessem sustentar suas famílias e terem a tranqüilidade financeira para tocar a segurança pública com a seriedade que ela merece.

Muitos pais apareceram para proposta, e muitos tentam iludir milhares de PMs com a informação de que os mesmos terão melhorias salariais em breve, não terão. Não terão pelo simples fato de que com muita boa vontade ainda levaremos mais 18 meses para vermos a proposta aprovada na Câmara e Senado Federal. Além disso, existe uma enorme pressão por parte dos governadores que não querem ver a PEC aprovada para não terem que melhorar os salários da PM.

Mas o que você tem a ver com isso? Se não é PM ou familiar, por que deveria se preocupar com essa proposta? Pelo simples fato de que um dos grandes motivos para a segurança estar o caos que está é a verdadeira vergonha salarial que existe. Um PM ganha um salário de miséria e na ausência de paz financeira em suas casas, muitas vezes não consegue dar o melhor de si pela segurança do nosso povo.

Não adianta o governo investir em aparelhos policiais se não investir no homem que cuida da nossa segurança. O que adianta termos helicóptero, se não temos a capacidade de prendermos, um suposto assaltante, antes de ele ser assassinado as 16:00 horas em uma das ruas mais movimentadas de Manaus?

Segurança não se faz com maquiagem, se faz com bons equipamentos e com policias treinados, preparados e bem remunerados para defender a cada um de nós.

Até quinta!

Marcelo Serafim é deputado federal pelo PSB/Am e farmacêutico Site: www.marceloserafim.com.br , twitter.com/deputadomarcelo , marcelocserafim@hotmail.com e fone 92 32382835

Deixe um comentário