Nossa luta diária

Hoje comecei a escrever um artigo que falava dos crimes imputados ao Vice-Prefeito Carlos Souza que hoje está na cadeia e da desídia do Prefeito Amazonino que nesse momento de crise institucional, viaja sem ao menos tomar o cuidado de pedir a devida autorização da Câmara Municipal de Manaus. O Título seria Carlos e Amazonino: o crime e a desídia.

Reflito que chegamos a limite, deve ser a proximidade do fim do mundo, anunciada para 2012. O Prefeito de Manaus, em exercício, está na cadeia e o representante do nosso povo na COP-15 (Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas) é um homem com a vida pública marcada pela distribuição de moto-serras (ou esqueceram desse passado?).

Essa é uma situação que envergonha o povo manauara e os homens públicos, obviamente a maioria que ainda têm alguma vergonha, e que dá uma sensação de impotência diante do fracasso da nossa luta diária pela ética, pela moralidade e pelos bons valores da vida pública.

Nesse momento de impotência e desestímulo, ligo para o meu amigo Tenório Teles e ouço: “Meu amigo Marcelo, a luta é diária pra não morrer, pra não desistir, pra não desviar do caminho.”.

É verdade Tenório!

Suas palavras mudaram os rumos do meu dia e do meu artigo, porque essa luta diária pra não morrer, pra não desistir, pra não desviar, não é uma luta minha. É a luta da esperança que move os trabalhadores no seu tão duro quanto honesto ganha pão diário, os estudantes nos sonhos que movem seus sacrifícios diários na busca do conhecimento e de um futuro melhor, das mães que amamentam seus bebês com leite e com muitos dos seus sonhos frustrados, dos intelectuais e artistas que renovam nas ciências e nas artes os caminhos para o novo mundo. Enfim, é a luta dos que sentem vergonha.

Com as palavras do Tenório, a impotência e o desestímulo transformam-se em força e vontade de seguir em frente. A dúvida dos sacrifícios pessoais (enquanto eu combatia hoje no Plenário da Câmara um combate já perdido, meu filho estudava no gabinete para uma prova de matemática que eu não pude ajudá-lo) agora é certeza de tudo vale a pena!

Termino com as palavras de Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”. Dias melhores para todos dependem da nossa luta diária pra não morrer, pra não desistir, pra não desviar… pra seguir em frente.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com

Deixe um comentário