Internet e telefonia. Chega!

Temos a pior, mais lenta e, por paradoxal que pareça, mais cara internet do país. Não bastasse, agora vivemos verdadeiros apagões no serviço de telefonia.

Quando penso em comunicação na cidade de Manaus me sinto como um “Flinstone” (família do desenho animado que se passa na idade da pedra), internet à velocidade de tartaruga, conexão que cai a toda hora, telefones em pane, mensagens que não são enviadas. A comunicação dos índios com seus sinais de fumaça até parece mais eficiente.

O preço de tamanho desrespeito por parte das operadoras, todas autorizatárias de um serviço que é público, vem sendo pago por todos nós, cidadãos. Comprometendo o futuro dos nossos jovens e o desenvolvimento da atividade econômica na nossa cidade.

São milhares de pessoas, em especial jovens, excluídos da rede mundial de computadores (Manaus é a única capital desprovida do Programa Banda Larga na Escola) e com isso sem acesso as informações acadêmicas, culturais, sociais e de entretenimento ali disponíveis

São usuários que se sentem assaltados quando pagam suas contas e ultrajados por não receberem a contrapartida com um serviço de qualidade.

São milhões de pessoas incomunicáveis em pleno século XXI.

Essa situação caótica dos nossos sistemas de comunicação também coloca em risco o futuro da economia da nossa região, diante do caráter estratégico da internet e da telefonia no desenvolvimento da indústria e do comércio no mundo de hoje, mais ainda em uma cidade já submetida às barreiras geográficas, a falta de estradas para o escoamento da produção e a um sistema energético igualmente frágil.

O caos da telefonia e da internet em Manaus tem relação direta com o nível de omissão dos órgãos fiscalizadores, em especial, a ANATEL que pouco faz para punir as operadoras.

Chega! Já não suportamos mais tanto desrespeito! Convoco todos para um protesto segunda-feira (23.11), as 9h, na Galeria da Câmara contra os preços abusivos e o péssimo serviço das operadoras de internet e telefonia.

Ou reagimos ou voltaremos a idade da pedra, como os Flinstons.

Marcelo Ramos é advogado e vereador. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário