No ar o Programa Canal Livre!

Imagens dos “Irmãos Coragem”, com coletes à prova de balas, acompanhados de policiais, em operações nos bairros da periferia de Manaus, sob o som de uma salva de tiros, tomam a tela da TV. Surge o apresentar aos gritos:

– Bandido, safado, canalha, galeroso!

– A cidade está tomada por esses marginais!

– Precisamos pegar esses bandidos. Por isso que digo “bandido bom é bandido morto!”

Num desses episódios, o jovem Carlos Alexandre, franzino, 18 anos recém completos, filho de família pobre, moradores da Av. Brasil na Compensa. Na tela dos Souza, virou “galeroso”, o He-Man, assassino sanguinário do lavador de carros de um dos irmãos.

Investigado, torturado, julgado e condenado pelo Tribunal dos Souza, em conluio com alguns maus policiais, o jovem permaneceu preso por um ano e depois foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal do Júri.

A história é verídica e os personagens também. O jovem ao sair da cadeia trabalhou comigo no meu escritório de advocacia e é meu amigo até hoje.

Passados dez anos do episódio, hoje, os algozes do jovem, são desmascarados, não só pelas injustiças que praticaram, mas também, ao que tudo indica, pelos crimes que cometeram.

Confesso que dá uma sede de vingança por tudo que vi aquele jovem e sua família passar, mas não somos iguais!

Para mim e para o Carlos Alexandre, hoje um trabalhador e pai de família, até aqueles que sempre negaram a presunção de inocência e o direito de defesa aos outros, aqueles que estragaram parte da juventude do Carlos, merecem que seus direitos sejam garantidos.

Quando reflito como vereador, percebo que a sociedade não espera da Câmara nem o açodamento de uma condenação injusta e nem uma absolvição por compadrio ou corporativismo.

Quando penso no que sofreu meu amigo Carlos, lembro do escritor Eder Siegel, citado por Tenório Telles: “A arrogância sempre é o véu que está na iminência de ser despido para efetivamente mostrar a ignorância tal como é: nua, crua e feia de doer”.

Que a humildade e o respeito aos direito humanos guiem os homens públicos nos episódios como o do Carlos Alexandre, o dos Souza e todos mais.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário