O Corrupto e o arruaceiro

Adail queimando no inferno da prisão. Wallace esquentando no purgatório da Comissão de Ética da Assembléia. Vale a pena o crime? Vale a pena riqueza fácil?

A resposta de qualquer pessoa de bem é: não! O salário suado, geralmente insuficiente, pago no final do mês aos trabalhadores é mais digno e prazeroso que os milhões de reais que levaram um ao inferno e outro ao purgatório.

Mas se os políticos pagam por seus erros, será que não é tempo de o eleitor também se perguntar se vale a pena votar por paixão, votar por compadrio, votar em falsos xerifes, votar por um emprego, por estágio, por um favor, mesmo que o voto seja em contumazes saqueadores dos cofres públicos? Votar por falsas promessas e pela demagogia dos programas de TV?

Se são poucos os políticos punidos por seus deslizes e crimes, todos os eleitores que votam errado, e até os que fazem sua escolha de forma criteriosa e ética, são vítimas e pagam caro por esses erros.

Pagam com o mau uso do dinheiro público, pagam com os péssimos serviços oferecidos, pagam pela ineficiência, pela incapacidade de legislar e de fiscalizar os atos do Executivo por parte dos seus representantes, enfim, pagam por serem mal representados.

Mesmo o pior dos políticos está sempre legitimado pelo voto popular. Alguns, a caminho do seu calvário e diante de incontestáveis provas de crimes e corrupção ainda são acompanhados de fiéis seguidores, que digam os mais de 45% dos votos do inexpressivo candidato de Adail em Coari e a confortável situação nas pesquisas de intenção votos do irmão do deputado Wallace.

Aos eleitores que insistem na corrupção e no crime e que afastam os critérios éticos da sua decisão de voto parece que tudo vale a pena.

Desde 1552 quando o fidalgo Duarte da Costa assumiu o segundo Governo Geral do Brasil e Álvaro da Costa, seu filho, foi acusado de corrupção e, em conluio com seu principal companheiro o fidalgo Rodrigo Peçanha, liderou os arruaceiros que aterrorizavam Salvador, o crime e a riqueza fácil nunca valeram a pena!

Nos dias de hoje, continua não valendo!

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

Deixe um comentário